PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (12)

Nesta quarta-feira (12) a frente fria se desloca sobre SC e a chuva ocorre especialmente no setor nordeste catarinense. Os acumulados podem ser altos devido à persistência da chuva, sobretudo na madrugada e manhã. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa/volumosa como alagamentos e deslizamentos pontuais. Uma nova massa de ar frio avança sobre o estado, diminuindo a nebulosidade ao longo do dia começando pela porção oeste logo pela manhã. As temperaturas não variam muito durante o dia entre os planaltos e a faixa litorânea, não passando dos 17°C durante a tarde. As mínimas ocorrem na noite desta quarta-feira, chegando a 2°C nos pontos mais altos da serra, variando de 7°C a 11°C entre a porção oeste, Litoral Sul, Planalto Norte, Alto Vale e Grd. Florianópolis Serrana e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. Ventos do quadrante sul de fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (13)

Na quinta-feira (13) a massa de ar frio, associada com um sistema de alta pressão, deixa o dia sem previsão de chuva e com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. As temperaturas ficam baixas entre a madrugada e o amanhecer, ficando próximas ou abaixo dos 10°C em todo o estado. As mínimas chegam a 0°C no Planalto Sul, com chance de geada ampla (a temperatura pode ser negativa nos pontos mais altos), variam de  3°C a 9°C entre a porção oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grd. Florianópolis serrana e entre 9°C e 11°C nas demais regiões. A tarde as temperaturas ficam amenas, com máxima de 24°C no oeste e variam 16°C a 22°C nas demais regiões. Vento variando do quadrante sul/sudeste na porção leste catarinense e de sudeste/leste na porção oeste do estado.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (14)

Ao longo da sexta-feira (14), a massa de ar frio se desloca em direção ao oceano, mas ainda influencia as condições do tempo em Santa Catarina. O dia é de predomínio de sol e poucas nuvens em todo o estado. Ainda faz frio entre a madrugada e a manhã, com mínimas de 4°C no Planalto Sul, entre 6°C e 9°C na porção oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul e entre 10°C e 13°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas ainda ficam amenas, chegando aos 24°C na porção oeste e variando de 17° a 22°C nas demais áreas. O vento sopra com fraca intensidade de sudeste/leste na primeira metade do dia e de leste/nordeste entre a tarde e a noite.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

O final de semana será de tempo estável e variação de nebulosidade durante o dia. No final do domingo há chance de chuva rápida e isolada na faixa litorânea por conta dos ventos úmidos vindos do mar. Com o afastamento da massa de ar frio para o oceano, as temperaturas sobem gradualmente no decorrer dos dias.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (12) com ventos do quadrante sul soprando com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais de até 50 km/h.

Ondas com direção sul, altura de 1,5m a 2m e picos de até 2,5m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e de 1m a 1,5m nas demais áreas.