PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (12/07)

Nesta segunda-feira (12), a influência de sistema de alta pressão mantém o tempo firme em Santa Catarina. No início do dia, há presença de nevoeiro em áreas litoral mas que se dissipa ainda pela manhã. Com o predomínio de sol e os ventos soprando de quadrante norte, as temperaturas aumentam rapidamente no decorrer da segunda-feira.  No litoral e oeste catarinense, as máximas se aproximam ou passam dos 25°C. Nas demais áreas, variam entre 18 e 24°C. Os ventos sopram com intensidade fraca no geral e com rajadas moderadas ocasionais. Não há risco de ocorrências associadas a fenômenos meteorológicos.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (13/07)

Não há mudanças significativa nas condições de tempo em relação aos últimos dias no estado nesta terça-feira (13). Com a influência do sistema de alta pressão, o sol segue predominando em todas as regiões. O destaque são as temperaturas máximas, que se aproximam dos 30°C no Oeste e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, variam entre 24 e 28°C. Nas demais áreas, ficam entre 20 e 24°C. Os ventos sopram de quadrante norte e com intensidade fraca. Não há risco de ocorrências associadas a fenômenos meteorológicos.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (14/07)

Na quarta-feira (14), o tempo segue firme no estado. No amanhecer, as temperaturas variam entre 15°C e 18°C no litoral, 11°C e 14°C no Vale do Itajaí e Oeste e 7°C e 10°C no Meio Oeste e Planaltos. Com a presença do sol, as temperaturas aumentam rapidamente no decorrer do dia, provocando grande amplitude térmica. As máximas se aproximam dos 30°C no litoral e oeste catarinense e variam entre 20 e 25°C nas demais áreas. Os ventos sopram de quadrante norte e com intensidade fraca a moderada. Não há risco de ocorrências associadas a fenômenos meteorológicos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

As condições de tempo mudam no estado na quinta-feira (15). Com a passagem de uma frente fria, volta a chover em todas as regiões, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (16), com a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas diminuem. O tempo se mantém instável e com possibilidade de chuva, principalmente nas regiões próximas ao Paraná.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Nesta segunda-feira (12), os ventos sopram de quadrante nordeste/norte com intensidade fraca e rajadas ocasionais de até 45 km/h.

Ondas de direção leste/sudeste e altura de 0,5 a 1 m no litoral catarinense, com picos de 1,5 m no Litoral Sul.