PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (12/08)

Sexta-feira (12) marcada pelo tempo firme, com sol e poucas nuvens no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale. Já no litoral, Baixo e Médio Vale sol com variação de nuvens ao longo do dia, com chance de chuva de fraca intensidade, bem isolada, principalmente, nos extremos do dia e sem volumes significativos. Esta condição é devido a atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão). Por conta dos elevados volumes de chuva dos últimos dias, há um alto risco para ocorrência de deslizamentos em áreas do litoral, Baixo e Médio Vale. À tarde as temperaturas ficam amenas, variando de 13°C a 17°C nos Planaltos, Alto Vale e de 17°C a 21°C nas demais regiões de SC. Ventos com direção leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 45 km/h) em localidades do Litoral Sul e dos pontos mais altos do Grande Oeste.

PREVISÃO PARA SÁBADO (13/08)
Sábado (13) permanece com tempo firme, com predomínio de sol a poucas nuvens no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale. No litoral, Baixo/Médio Vale com sol a variação de nuvens e chance de garoa/chuva fraca e bem isolada nos extremos do dia. Não se esperam volumes significativos. Esta condição é devido a atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão). Por conta dos elevados volumes de chuva dos últimos dias, há um alto risco para ocorrência de deslizamentos em áreas do litoral, Baixo e Médio Vale. Amanhecer com chance de geada e temperaturas mínimas baixas (em torno de 0°C) em pontos isolados da Serra. No litoral, Baixo/Médio Vale variam de 11°C a 16°C e em grande parte de SC ficam entre 6°C a 10°C. À tarde, as máximas ficam amenas, de 15°C a 18°C nos Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 17°C a 23°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (até 45 km/h) em localidades do Litoral Sul.
PREVISÃO PARA DOMINGO (14/08)
Domingo (14) será mais um dia de tempo firme, com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Por conta dos elevados acumulados de chuva entre a terça (09) e quarta-feira (10) permanece um risco moderado para ocorrências de deslizamentos em localidades do litoral, Baixo e Médio Vale. Amanhecer com temperaturas mínimas de 12°C a 17°C no litoral, Grd. Fpolis, Vale do Itajaí e de 6°C a 12°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas máximas variam de 17°C a 20°C nos pontos mais altos da Serra, Grd. Fpolis. Serrana, de 24°C a 27°C no Grande Oeste e de 20°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 45 km/h) em localidades do Litoral Sul e dos pontos mais altos do Grande Oeste.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Segunda-feira (15) marcada pela presença de sol e algumas nuvens em SC. Mas, a partir do final da tarde, a nebulosidade aumenta e há chance de pancadas de chuva isoladas a partir da noite nas áreas de divisa com o RS por conta da aproximação de uma frente fria. Na terça-feira (16) a frente fria ocasiona pancadas de chuva (por vezes de moderada a forte intensidade), com chance de temporais isolados, no estado.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/08)
 

Sexta-feira (12) com ventos de direção leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 45 km/h) em localidades do Litoral Sul e dos pontos mais altos do Grande Oeste.

Ondas com direção leste, altura de 2,0 m, com picos de até 2,5 m em todo litoral catarinense. No decorrer do dia, as alturas das ondas tendem a diminuir.