PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/09) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (12/09)

Tarde de domingo (12) com temporais isolados nas regiões do Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, devido a combinação de aquecimento e umidade. O risco para ocorrências é baixo a moderado. Apesar disso, o predomínio será de sol em grande parte do dia nestas áreas. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a circulação marítima mantém o dia nublado, com breves aberturas de sol. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C, enquanto as máximas ficam entre 33°C e 35°C na metade oeste do estado e entre 25°C e 28°C nas demais regiões. Os ventos sopram do quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (13/09)

Na segunda-feira (13) a partir da tarde há risco de tempestades severas nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, do Oeste ao Litoral, devido a formação de um sistema de baixa pressão. Durante o dia os temporais aparecem de forma isolada, mas a partir da noite a chuva vem organizada, com possibilidade de acumulados pontualmente altos em um curto espaço de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa. Nas demais regiões, há chance de temporais isolados na parte da tarde. As temperaturas máximas podem passar dos 30°C no Oeste e áreas próximas ao Paraná. Os ventos sopram de norte e com rajadas entre 50 e 70 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (14/09)

Na terça-feira (14), com a aproximação e passagem de uma frente fria, a chuva atinge todas as áreas do estado de forma organizada e com volumes altos em curto espaço de tempo. Há risco moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. Devido ao tempo chuvoso, as temperaturas caem significativamente em relação aos dias anteriores, com máximas abaixo de 20°C em grande parte das regiões, com exceção das áreas ao norte do estado, que ainda esquentam antes da chegada do sistema. Os ventos sopram de quadrante norte com rajadas entre 50 e 60km/h dos Planaltos ao Oeste, virando para sudoeste ao longo do dia.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O tempo segue instável com a passagem da frente fria, com ventos organizados do oceano para o continente, mantendo assim a nebulosidade e condições para chuva em grande parte do estado. Apesar disso, nas regiões do Oeste e áreas próximas ao Rio Grande do Sul, a tendência é de enfraquecimento da chuva, com até curtas aberturas de sol. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/09)

Os ventos sopram de leste/nordeste nas áreas litorâneas e sem direção preferencial nas demais regiões, com intensidade moderada.

Ondas de direção leste, com altura de até 1,0 m em todo o litoral catarinense.