PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (12)

Na quarta-feira (12), a atuação de uma frente fria sobre SC mantém o tempo instável em SC, com variação de nuvens (com algumas aberturas em que o sol aparece), pancadas de chuva e chance de temporais isolados, principalmente, em áreas da Grd. Fpolis. ao norte do estado. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Nas áreas do Grande Oeste, por conta da chuva dos últimos dias, segue o risco alto para alagamentos, deslizamentos. À tarde, as temperaturas chegam perto de 25°C no Litoral Norte, até 18°C na Serra, Meio Oeste e de 18 a 23°C nas demais áreas. Ventos com direção de quadrante sul passando para norte a partir da noite, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (13)
Na quinta-feira (13) a frente fria se desloca para o oceano, mas combinado ao contínuo fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica mantém o tempo instável em SC. Com isso, dia com muitas nuvens a nublado, com chuva persistente, volumosa, por vezes intensa e acompanhada de temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas  às chuvas (alagamentos, deslizamentos, enxurradas) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 8°C na Serra, de 10 a 15°C no Grande Oeste, Planaltos e de 15 a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam perto dos 25°C no Litoral Sul e variam de 20 a 24°C no restante do estado. Ventos de quadrante norte passando para leste e sudeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.
PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (14)
Na sexta-feira (14) a frente fria no oceano aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica segue mantendo o tempo instável em SC. Assim, o dia fica com muitas nuvens a nublado, chuva persistente, volumosa e por vezes intensa e acompanhada de temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos, enxurradas) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 8°C na Serra, de 16 a 19°C no Litoral, Grd. Fpolis., Baixo/Médio Vale e de 12 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Extremo Oeste, Oeste, não passam dos 17°C nas áreas altas da porção central do estado e variam de 17 a 19°C em boa parte de SC. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, até 60 km/h, principalmente, no litoral e nas áreas altas do estado. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 

No sábado (15) o deslocamento de uma alta pressão sobre o RS em direção ao oceano favorece o transporte de umidade em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com muitas nuvens e chuva ocasional. Nas demais áreas dia com sol a algumas nuvens. No domingo (16) a chuva retorna a todo estado, a partir da madrugada, pelo Oeste e em direção ao litoral pela manhã e início da tarde. Não se descarta a chance de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/10)
 

Quarta-feira (12) com ventos de direção de quadrante sul passando para norte a partir da noite, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste a sudeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Fpolis. e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.