PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (12)

A segunda-feira (12) começa com muitas nuvens no norte do estado e também no Litoral, onde há condições para chuva isolada no amanhecer.  No decorrer da manhã, o sol aparece em todas as regiões, favorecendo a elevação das temperaturas. A partir do início da tarde o calor, combinado a   umidade e a aproximação de uma frente fria, favorece a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, com chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, rajadas de vento e granizo, com  risco moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas aos temporais. A tarde continua quente e com sensação de ar abafado. As temperaturas máximas variam em torno dos 30°C em todas as regiões, superando este valor e se aproximando dos 36°C no Litoral.  Vento de nordeste a noroeste, passando para sul no decorrer da tarde, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 30 a 55 km/h. 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (13)

Na terça-feira (13) a frente fria se desloca rapidamente por SC associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, provocando chuva e temporais com chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e chance de granizo, em todas as regiões entre a madrugada e a manhã. No decorrer da tarde, a frente fria se afasta do estado, dando lugar a um sistema de alta pressão, que estabiliza gradativamente o tempo, a começar pelas áreas e divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas um pouco mais baixas que nos dias anteriores, com mínimas próximas a 10°C na Serra e entre 17 e 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 22 e 25°C na maior parte do estado e se aproximam de 30°C no Oeste. Vento do quadrante sul, com intensidade moderada e rajadas fortes no Litoral e áreas próximas, na madrugada e manhã, quando variam entre 50 e 70km/h com risco moderado para ocorrências associadas.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (14)

Na quarta-feira (14), o sistema de alta pressão ou massa de ar seco atua em SC, deixando o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões. Temperaturas amenas no amanhecer, com mínimas entre 12 e 15°C na maioria das regiões, ficando abaixo dos 10°C na Serra e variando entre 15 e 18°C no Litoral. Com o ar seco e o predomínio do sol, as temperaturas se elevam rapidamente e voltam a superar os 30°C no oeste à tarde. Nas demais regiões as máximas variam entre 24 e 28°C. O vento varia entre sudeste e nordeste, com intensidade fraca a moderada. Não há risco associado às condições de tempo. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (15) o sistema de alta pressão mantém o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões catarinenses. A semana termina com o retorno da chuva, associada a uma nova frente fria, que se desloca pelo mar e chega ao Litoral de SC, entre a tarde e a noite da sexta-feira (16), provocando pancadas de chuva e temporais isolados, em especial do centro ao leste do estado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/12)

 

Segunda-feira (12) Vento de nordeste a noroeste, passando para sul no decorrer da tarde, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 30 a 55 km/h. 

 

Ondas de direção leste a nordeste, virando para sudeste no final do dia, com altura de 1,0 a 1,5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de até 1,0m.