PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/12) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO  (12/12)

No domingo (12) a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade e instabilidades em médios níveis da atmosfera ocasionam pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente, do Meio Oeste ao litoral. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais (chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). À tarde, as temperaturas máximas variam de 30°C a 35°C nas porções oeste e norte do estado, Vale do Itajaí, chegam aos 28°C no Planalto Sul e ficam entre 27°C a 31°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (13/12)

Na segunda-feira (13) o aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e a formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de moderada a forte intensidade com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) bem isolados. A sensação é de um dia com tempo abafado. A chuva deve ser irregular e mal distribuída pelo estado, ou seja, enquanto em uma cidade chove na vizinha não passa de uma variação de nuvens. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto de 12°C no Planalto Sul, de 15°C a 17°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e de 17°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 36°C no Oeste, Litoral Sul e variam de 27°C a 34°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (14/12)

A terça-feira (14) deve ser mais um dia de tempo instável em SC por conta do aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e perturbações em médios níveis da atmosfera. Há previsão de pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados em todo estado. Novamente, a chuva deve ser irregular e mal distribuída e com sensação de tempo abafado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 13°C no Planalto Sul e de 16°C a 22°C em grande parte do estado. À tarde, as máximas variam de 30°C a 33°C na porção oeste, chegam aos 27°C no Litoral e Planalto Sul, entre 26°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (15) e quinta-feira (16) devem ser dias com tempo instável pela combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuvas (que podem vir acompanhadas de temporais isolados) entre a tarde e noite desses dias. As temperaturas máximas podem chegar aos 37°C no Oeste e variam de 26°C a 31°C no centro-leste catarinense.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/12)

Domingo (12) com ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.