PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (13/01)

Na quinta-feira (13) o calor predomina em todo o estado de Santa Catarina. Apesar disso, devido a instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, ocorre a formação de muita nebulosidade.  De forma isolada, há condições para chuvas rápidas no norte do estado.  O  risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo. As máximas variam de 34°C a 38°C na porção oeste e de 27°C a 33°C nas demais áreas. Os ventos sopram de nordeste com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (14/01)

Na sexta-feira (14) o dia começa com sol entre nuvens em todo o estado, as temperaturas sobem rapidamente e a sensação é de calor. No final da tarde e noite há condições para temporais, devido a combinação do calor e umidade nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e regiões litorâneas. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às condições de tempo. Amanhecer com temperaturas entre 16°C e 19°C do meio Oeste aos Planaltos, e de 19°C a 23°C nas demais áreas. As máximas registram de 27 a 34°C na maior parte do estado, com pontuais acima de 36 no Extremo Oeste. Os ventos sopram de nordeste a norte com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (15/01)

No sábado (15) o calor ainda predomina em todas as regiões. O dia amanhece com sol e poucas nuvens, porém ao longo da tarde e noite aumenta o risco para ocorrência de temporais, ainda associados às condições de calor e umidade especialmente nas áreas dos planaltos e regiões litorâneas. As mínimas registram de 17 a 23°C. As temperaturas máximas ficam acima dos 30°C em todo estado e pode alcançar valores próximos de 40°C no Oeste e áreas litorâneas. Os ventos sopram de norte a nordeste com intensidade fraca.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo e segunda-feira a onda de calor persiste no estado de Santa Catarina, com temperaturas que podem alcançar extremos de 40°C em áreas do Oeste e litoral. A condição de calor combinado a umidade segue favorecendo a ocorrência de temporais no estado entre o final da tarde e noite, com risco moderado para ocorrências meteorológicas. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/01)

Quinta-feira (13) com ventos de direção nordeste, com intensidade fraca. 

Ondas com direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.