PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13)

Na sexta-feira (13) a combinação do calor, umidade e a aproximação de uma frente fria deixam o tempo com sensação de abafamento e favorecem pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais. A chuva deve ser mal distribuída, irregular, mas, pontualmente, pode ser intensa em curto intervalo de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa (alagamentos, deslizamentos). À tarde, faz calor e as temperaturas máximas variam de 29 a 34°C no estado. Destaque para o Litoral Sul, onde podem chegar aos 37°C. Ventos de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste no oeste de SC, com fraca a moderada intensidade. Espera-se rajadas de ventos de 40 a 70 km/h, principalmente, durante os temporais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (14)

A madrugada de sábado (14) deve ser de pancadas de chuva, temporais isolados em SC por conta da chegada da frente fria, com um risco moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa. No decorrer do dia, com a atuação do sistema, combinado ao calor, umidade e instabilidades em vários níveis da atmosfera, as pancadas de chuva, bem como os temporais, de forma isolada, devem retornar entre a tarde e noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas. Amanhecer com temperaturas de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 16 a 19°C nas demais áreas. À tarde, sensação de abafamento, com máximas perto dos 26°C na Serra e de 26 a 32°C no restante de SC. Destaque para cidades do Litoral Norte, Baixo Vale, onde as máximas podem chegar aos 34°C. Ventos de quadrante norte passando para de sul no decorrer do dia e, ao final da noite, voltando a ser de norte, com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA DOMINGO (15)

No domingo (15) o aprofundamento de uma área de baixa pressão no litoral do RS, a formação e atuação de uma nova frente fria combinada ao calor favorecem condições para pancadas de chuva acompanhadas de temporais em SC. Espera-se que os temporais sejam mais fortes na metade leste do estado entre a tarde e noite de domingo e na madrugada de segunda-feira (16). O risco é moderado a muito alto para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) e chuva intensa (alagamentos, deslizamentos). Amanhecer com temperaturas de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí, perto de 19°C no Extremo Oeste, Oeste e de 14 a 18°C nas demais áreas. À tarde, máximas de 30 a 35°C no litoral, Vale do Itajaí, norte de SC (pontualmente podendo chegar e superar os 36°C) e de 25 a 30°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte passando para de sul entre a tarde e noite, com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Madrugada de segunda-feira (16) com pancadas de chuva e temporais na metade leste de SC. No decorrer do dia, faz calor em todo estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva  e temporais isolados em SC entre a tarde e noite. Na terça-feira (17) calor, umidade e instabilidades em vários níveis da atmosfera favorecem condições para pancadas de chuva com temporais entre a tarde e noite, principalmente, na metade leste de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/01)

Sexta-feira (13) com ventos de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste no oeste de SC, com fraca a moderada intensidade. Espera-se rajadas de ventos de 40 a 70 km/h, principalmente, durante os temporais.

Ondas com direção nordeste e altura de até 1,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de até 1,0 m.