PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13/05)

Na sexta-feira (13) o sistema de alta pressão se desloca em direção ao oceano e favorece o transporte de umidade do mar em direção à costa catarinense, o que mantém o dia com variação de nuvens nas áreas dos planaltos ao litoral. Nas demais áreas do estado o predomínio ainda é de sol em grande parte do dia, sem risco para ocorrências meteorológicas. As mínimas marcam pontuais abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas da serra e variam de 6°C a 11°C do oeste aos Planaltos e também no Litoral Sul. Nas demais regiões marcam entre 11 a 17°C. As máximas atingem entre 21 a 23°C no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e áreas litorâneas. No Planalto Sul, as temperaturas ainda não devem passar dos 20°C.

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/05)

Neste sábado (14), uma área de baixa pressão deixa o tempo instável no oeste do estado, provocando pancadas de chuva nestas regiões, e aumento de nebulosidade, que avançam gradualmente para a região dos Planaltos e áreas litorâneas entre o período da tarde e noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo. As mínimas sobem em relação aos dias anteriores, marcando de 9 a 13°C do Oeste aos Planaltos. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí variam entre 12 a 17°C. Entretanto, durante a tarde, devido ao aumento de nebulosidade, as máximas ficam entre 16 e 19°C em grande parte das regiões, com exceção nas áreas litorâneas que variam entre 18 e 22°C.

PREVISÃO PARA DOMINGO (15/05)

No domingo (15), a formação de uma baixa pressão provoca nebulosidade e pancadas isoladas de chuva. Além disso, os ventos mudam de nordeste para sul, com rajadas de intensidade moderada nas áreas litorâneas após a passagem do sistema. Há risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas nestas áreas. Pela manhã as temperaturas chegam variam entre 11°C e 15°C no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Entre o Litoral, Baixo e Médio Vale as mínimas ficam entre 13°C e 19°C. Durante a tarde as temperaturas variam entre 17 a 20°C na Grande Oeste. Entre o Vale do Itajaí e litoral registram temperaturas de 21 a 25°C.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre segunda-feira (16) e terça-feira (17), após a rápida passagem de uma frente fria associada a uma baixa pressão,  uma intensa massa de ar frio de origem polar avança sobre o estado de Santa Catarina. A sensação é de frio intenso, com possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais elevadas na serra e geada ampla no estado. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, na terça-feira, as temperaturas ficam próximas dos 10°C no amanhecer.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/05)

Sexta-feira (13) com ventos de intensidade fraca, sem direção definida, variando de nordeste a leste. 

Ondas com direção sudeste e picos de até 2,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. No litoral norte variam de 1,0 a 1,5 m.