PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/06) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/06)

Neste domingo (13) uma massa de ar frio segue atuando sobre Santa Catarina, fazendo com que o dia comece com chance de geada, especialmente entre o Meio Oeste, planaltos e em pontos isolados do oeste. No decorrer do dia a temperatura se eleva em todo estado, mas permanecendo amena apesar do predomínio do sol e pouca variação de nebulosidade. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Logo ao amanhecer as temperaturas são baixas, variando de 5°C a 11°C no litoral, Baixo/Médio Vale, 1°C a 8°C nas demais regiões. Nos pontos mais altos da serra o dia amanhece com temperatura negativa. A tarde as máximas chegam a 25°C no Oeste, 21°C no Meio Oeste, litoral norte e sul e variam de 16°C a 20°C nas demais regiões . Ventos de sul soprando de leste para nordeste ao longo do dia, com fraca intensidade.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (14/06)

A semana inicia com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano, mas ainda influenciando o tempo em Santa Catarina. A segunda-feira (14) segue com predomínio do sol e poucas nuvens, com temperaturas baixas/amenas ao amanhecer em todo o estado – há chance de geada ao amanhecer entre o Planalto Sul e Meio Oeste – se elevando rapidamente no decorrer do dia. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Pela manhã, as mínimas ficam entre 1°C e 4°C entre os planaltos e o Meio Oeste, variam de 6°C a 10°C entre o litoral e Vale do Itajaí e entre 8°C e 12°C no Oeste e Extremo Oeste. A tarde as máximas chegam aos 26°C no Extremo Oeste e variam de 18°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de nordeste/norte, com fraca intensidade. Rajadas de vento moderada e bem pontuais que podem chegar aos 45 km/h na faixa litorânea.

 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (15/06)

A terça-feira (15) começa com predomínio de sol e com variação de nebulosidade. Entre a tarde e a noite, a passagem de uma frente fria pelo oceano provoca aumento da nebulosidade e há chance de chuva isolada entre o planalto e litoral sul e pontos da faixa litorânea entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte. Pela manhã ainda faz frio entre os planaltos e Meio Oeste, com mínimas entre 2°C e 7°C e entre 8°C a 13°C nas demais regiões. Ao longo da tarde, por conta do aumento de nebulosidade, as temperaturas não sobem muito, variando dos 13°C aos 17°C entre os planaltos e porção oeste e de 17°C a 20°C nas demais regiões.   Ao longo do dia o vento passa a soprar do quadrante sul com fraca/moderada intensidade em todo o estado.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

A frente fria oceânica segue influenciando e na quarta-feira (16) o dia fica com tempo mais fechado na metade leste catarinense, com chance de chuva isolada entre os planaltos e litoral do estado. As temperaturas não sobem muito nessas regiões no período da tarde.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (13) com vento virando para o quadrante leste/nordeste ao longo do dia, soprando com fraca intensidade. Rajadas pontuais de até 40 km/h.

Ondas de direção sul/sudeste com altura de 1,0 a 1,5 m em toda a faixa litorânea de Santa Catarina, com picos de até 2,0 m entre o Litoral Sul e Grd. Fpolis, especialmente no início do dia.