PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/07) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (13/07)

A quarta-feira (13), por conta do deslocamento de uma massa de ar frio (alta pressão) em direção ao mar, favorece a chance de geada no Grande Oeste, Planalto Sul, mas que se dissipam pela manhã e predomina o sol com algumas nuvens. Nas demais áreas sol com variação de nuvens e chance de chuvisco no Litoral Norte. A partir da noite, a aproximação de um cavado (área alongada de baixa pressão) combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica, favorece condições de pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais isolados) em localidades do Grande Oeste, Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde, as temperaturas variam de 18°C a 22°C no Grande Oeste, chegam aos 17°C no Litoral Sul e não passam dos 16°C nas demais áreas. Ventos sudeste girando para nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 55 km/h) em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir da noite.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (14/07)

Na quinta-feira (14) o deslocamento de um cavado (área de baixa pressão alongada) aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica deixa o tempo instável, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente, no Grande Oeste, Planaltos e Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas variam de 7°C a 13°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Litoral Sul, Grd. Fpolis. Serrana e de 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 19°C a 23°C no Grd. Oeste, de 15°C a 18°C no norte de SC, Baixo/Médio Vale, Grd. Fpolis., Litoral Sul e até 15°C na porção central do estado. Ventos de nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade em SC. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 60 km/h) em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com um risco moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (15/07)

A sexta-feira (15) será de sol com variação de nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas de 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 22°C no Planalto Sul e variam de 23°C a 27°C na maior parte de Santa Catarina. Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 

No sábado (16) a formação de uma nova frente fria sobre o RS e com deslocamento em direção a SC favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir do final da tarde no Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul. Entre a madrugada e manhã de domingo (17) a frente fria avança por SC ocasionando pancadas de chuva com temporais isolados.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/07)
 

Quarta-feira (13) com ventos de sudeste girando para nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 55 km/h) em localidades do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir da noite. 

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, de 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Por conta da maré astronômica, há chance de alagamentos costeiros em pontos isolados da Grd. Fpolis. ao Litoral Norte.