PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (13/08) – 05:00

 PREVISÃO PARA SÁBADO (13/08)
 
sábado (13) terá tempo firme e sol entre nuvens no Grande Oeste, planaltos e no Alto Vale do Itajaí. Em função do giro do sistema de alta pressão que dá aporte de umidade ao continente, há chance de chuva fraca e pontual nos extremos do dia nas regiões litorâneas e em áreas próximas e ao longo do dia ocorre variação de nebulosidade com aberturas de sol nestas regiões. Ainda devido a atuação da alta pressão, as temperaturas seguem baixas nos extremos do  dia, com chance de geada e temperaturas mínimas em torno de 0°C nos pontos mais altos da Serra. No litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí variam entre 10°C e 14°C e nas demais regiões oscilam entre 7°C e 11°C. As máximas ficam entre 17°C e 22°C nas áreas litorâneas. No Grande Oeste e nas demais regiões elas oscilam entre 15°C e 20°C. O vento médio sopra de quadrante norte/nordeste com intensidade fraca a moderada e velocidades em torno de 25 km/h no Grande Oeste e na Grande Florianópolis, com rajadas ocasionais entre 45 km/h (no Grande Oeste) a 60 km/h (na Grande Florianópolis e Litoral Sul) ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento.
PREVISÃO PARA DOMINGO (14/08)
No domingo (14) a atuação da Alta Pressão segue mantendo o tempo estável com variação da nebulosidade e aberturas de sol em toda Santa Catarina. As temperaturas mínimas oscilam entre 8°C e 11°C do Grande Oeste aos planaltos e ficam entre 11°C a 16°C nas demais áreas. As máximas devem ficar entre 17°C a 20°C no Planalto Sul e oscilam entre 20°C e 24°C no restante do estado. Os ventos têm direção norte/nordeste com intensidade fraca a moderada (em torno de 25km/h) pelo estado, com rajadas ocasionais de até 55 km/h em localidades do Litoral Sul, da Grande Florianópolis e dos pontos mais altos do Grande Oeste.  O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento.
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15/08)
 
segunda-feira (15) será marcada pela variação da nebulosidade com aberturas de sol ao longo do dia em todo o estado. No período da noite, a aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável novamente, ocasionando pancadas de chuva isoladas nas áreas de divisa com o RS. As temperaturas mínimas oscilam entre 10°C e 14°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 15°C e 20°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 20°C e 25°C no Meio-Oeste e no Planalto Sul e oscilam entre 24°C e 30°C nas outras regiões. O vento médio sopra de quadrante norte/nordeste com intensidade fraca a moderada (25 km/h) no estado, com rajadas ocasionais de até 65 km/h no Grande Oeste, Planalto Norte e no Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento e às pancadas de chuva isoladas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Em função da aproximação e passagem da frente fria, a terça-feira (16) já amanhece com a ocorrência de pancadas de chuva (por vezes de moderada a forte intensidade), com chance de temporais isolados ao longo de todo o dia pelo estado.
Ainda sob a influência da frente fria, na madrugada e manhã da quarta-feira (17) há ocorrência de chuva que fica mais concentrada na região norte do estado. Ao longo da tarde o tempo tende a estabilizar, mas no período da noite a atuação de novas instabilidades atmosféricas provoca chuvas em todo o estado.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (13/08)
 
Sábado (13) com ventos de direção leste/nordeste, de intensidade fraca a moderada. Vento médio com velocidade em torno de 25 km/h no Grande Oeste e na Grande Florianópolis e rajadas de ventos ocasionais entre 45 km/h no Grande Oeste e 60 km/h na Grande Florianópolis e Litoral Sul ao longo do dia.

Ondas com direção leste, altura de 1,5 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e de 1 m no Litoral Norte, com picos de até 2,0 m em todo o  litoral catarinense.