PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (14/01)

A sexta-feira (14) começa com sol e poucas nuvens no estado, mas a partir da tarde, a combinação do calor com a umidade favorece o desenvolvimento das nuvens, pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde faz calor e as temperaturas máximas chegam aos 36°C no Litoral Sul, 28°C no Planalto Sul, variam de 28°C a 34°C nas demais regiões. Por conta da persistência do calor, uma onda de calor atua em todo estado. Ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SÁBADO (15/01)

No sábado (15) o calor combinado a umidade e a perturbações atmosféricas favorece, a partir da tarde, a ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados e chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas entre 15°C e 18°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 18°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, a onda de calor se espalha pelo estado e as temperaturas máximas variam de 32°C a 38°C (pontualmente podendo chegar aos 40°C) na porção oeste, litoral, todo Vale do Itajaí e de 28°C a 32°C nos Planaltos. Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (16/01)

No domingo (16) a permanência da onda de calor com a disponibilidade de umidade favorece, a partir da tarde, pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados e chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 15°C no Planalto Sul, de 16°C a 18°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e de 18°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, a onda de calor mantém as temperaturas máximas altas no estado, variando de 33°C a 39°C (pontualmente chegando aos 40°C) no litoral, Vale do Itajaí, Oeste, Extremo Oeste e de 27°C a 33°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no litoral e localidades da porção oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (17) e terça-feira (18) a permanência da atuação da onda de calor combinado a umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, no leste do estado entre a tarde e noite. As temperaturas máximas chegam aos 40°C entre o Extremo Oeste, Oeste, 36°C no Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e entre 31°C a 35°C nas demais regiões.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/01)

Sexta-feira (14) com ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, no Litoral Sul.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.