PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/03) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (14)

Dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte do estado devido atuação de uma massa de ar seco. Mas, a partir da tarde, a presença de uma área de baixa pressão alongada no oceano combinada ao calor e umidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos em localidades do leste do estado. A chuva, localmente, pode ser de forte intensidade, com altos acumulados em curto intervalo de tempo. Logo, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas seguem altas no estado, chegando aos 34°C na porção oeste, 28°C no Planalto Sul, variando de 29°C a 33°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. A partir da noite devem passar para quadrante sul no Planalto e Litoral Sul. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, da ordem de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15)

Dia com sol e poucas nuvens no Oeste devido à atuação de uma massa de ar seco, que deixa a umidade, no período da tarde, menor que 30% na região. Nas demais regiões, a partir da tarde, há previsão de pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos por conta da combinação do calor, umidade e uma área de baixa pressão alongada sobre o oceano. Assim, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 12°C no Planalto Sul, 14°C a 18°C na porção oeste, Planalto Norte, 18°C a 24°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 35°C na porção oeste, até 26°C no Planalto Sul, 27°C a 31°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul passando para leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (16)

Dia começa com sol e algumas nuvens no estado. A partir da tarde, há previsão de pancadas de chuvas isoladas, que podem ser acompanhadas de raios, em boa parte do estado. Essa chuva deve ser irregular e mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Logo, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 13°C no Planalto Sul, 19°C a 24°C no litoral, Vale e 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 34°C na porção oeste, 26°C no Planalto Sul e variam de 28°C a 33°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas no estado (em torno de 45 km/h). No Litoral Sul e Grd. Florianópolis podem chegar aos 55 km/h a partir da tarde.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (17) a formação de uma área de baixa pressão no litoral do RS e de uma frente fria sobre SC deixam o dia com muitas nuvens a nublado, pancadas de chuvas a qualquer hora. Não se descarta a chance de temporais isolados. Na quinta-feira (18) a frente fria se afasta de SC, mas ainda deve ocasionar chuva isolada em localidades do Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (14) com ventos  de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. A partir da noite devem passar para quadrante sul no Planalto e Litoral Sul. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, da ordem de 45 km/h.

Ondas com direção sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.