PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/05) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (14/05)

A atuação de uma área de baixa pressão atmosférica deixa o tempo instável na porção oeste de Santa Catarina neste sábado (14). Pancadas de chuva são esperadas nestas regiões entre a  tarde e a noite, junto a um aumento gradativo de nebulosidade nas demais regiões do estado, conforme o sistema avança. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 5°C na serra catarinense, variam de 7°C a 10°C nas demais áreas elevadas do estado e oscilam entre 12°C e 15°C no restante das regiões. No período da tarde, as temperaturas ficam em torno dos 17°C no Planalto Sul, dos 20°C na metade oeste e variam entre 21°C e 23°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA DOMINGO (15/05)

No domingo (15), a formação de um sistema de baixa pressão próximo a costa de SC e do RS provoca pancadas de chuva durante o dia no estado. Além disso, a direção dos ventos muda de norte para sul, com rajadas de intensidade moderada podendo ser observadas nas áreas litorâneas entre a tarde e a noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a ventos fortes nestas áreas. O dia amanhece com temperaturas mínimas entre 9°C e 13°C entre os planaltos e de 13°C a 16°C no litoral, Vale do Itajaí e porção oeste do estado. À tarde, as máximas ficam em torno dos 14°C no Planalto Sul, variam de 15°C a 18°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte e oscilam entre 21°C e 25°C nas demais regiões catarinenses.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16/05)

Na segunda-feira (16),  uma intensa massa de ar frio e seco, de origem polar, começa a atuar em Santa Catarina, provocando declínio acentuado nas temperaturas. Além de no amanhecer ficarem abaixo dos 10°C em praticamente todo o estado (exceto litoral), ao longo do dia as temperaturas não apresentam grande elevação, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto Sul, onde as máximas não devem passar dos 13°C. No Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, as máximas ficam entre 15°C e 18°C, já entre o Litoral Sul, Baixo Vale e Litoral Norte, variam entre 20°C e 23°C. Rajadas de vento de direção sul, de intensidade moderada a forte (entre 45 e 60 km/h) devem ser observadas nas áreas mais altas do estado e Litoral Sul, o que contribui para  a sensação de frio.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (17) e quarta-feira (18), a massa de ar frio segue atuando em SC, juntamente a um sistema de baixa pressão no oceano, que ao se aproximar do estado, causará fortes ventos. Estes dois fatores atuarão em conjunto para declinar ainda mais as temperaturas e provocar sensações térmicas próximas ou abaixo de 0°C em boa parte de SC, com chance para ocorrência de precipitações invernais (como neve) na serra catarinense e geadas amplas nas áreas mais elevadas e interioranas do estado .

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/05)

Sábado (14) com ventos de intensidade fraca e direção variando de nordeste a leste. 

Ondas de sudeste em todo o litoral catarinense, com altura de até 2,5 m no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. No Litoral Norte, a ondulação varia de 1,0 a 1,5 m.