PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/07) – 05:00

A quarta-feira começa com mais nuvens e nevoeiros, em especial do centro ao leste do estado. No decorrer do dia, o sol aparece em todas as regiões catarinenses em meio a nuvens altas, formadas por ventos fortes no alto da atmosfera. No amanhecer temperaturas amenas, variando entre 7 e 11°C no Meio-Oeste e Planaltos e de 14 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas oscilam em torno dos 30°C no Oeste e variam entre 22 e 27°C nas demais regiões. O vento segue predominando do quadrante norte com intensidade fraca a moderada.  Não há riscos para ocorrências associadas às condições meteorológicas.

O tempo muda na quinta-feira com a chega de uma frente fria a SC, que provoca chuva com trovoadas a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, a nebulosidade aumenta e a chuva começa entre a tarde e a noite, na forma de pancadas com algumas trovoadas. Com a maior cobertura de nuvens, as temperaturas não variam muito ao longo do dia. No amanhecer mínimas entre 15 e 16°C no Litoral, no Planalto Sul oscilam em torno de 9°C e variam entre 12 e 14°C nas demais regiões. A temperatura máxima não passa dos 18°C no Oeste e chega aos 25°C no Litoral Norte. O vento sopra de nordeste a noroeste fraco a moderado, passando para sul no final do dia com rajadas. O risco é baixo para ocorrências associadas a temporais.

Na sexta-feira a frente fria ainda influencia o tempo em SC, mantendo a cobertura de nuvens em todas as regiões, com chuva persistente nas áreas de divisa com o PR e de forma ocasional de Florianópolis ao Sul do estado. As temperaturas já começam a declinar e as máximas não passam do 20°C no Oeste e variam entre 15 e 17°C no Litoral. Os ventos sopram de sul a sudeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas no Litoral. O mar fica agitado entre Florianópolis e o Litoral Sul, com picos de onda de 2,0m. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva volumosa.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sábado (17/07) começa com condições para chuva isolada entre os Planaltos e o Litoral. No decorrer do dia, a chegada de uma massa de ar seco e frio de origem polar estabiliza o tempo e declina as temperaturas. No domingo (18/07) tempo firme e seco com presença de sol em todas as regiões. As mínimas variam entre 5 e 7°C na maioria das regiões de SC e voltam a oscilar em torno de 0°C na Serra no amanhecer de domingo. O vento varia entre oeste e sul com rajadas mais intensas no domingo.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/07)

Quarta-feira (14) com ventos do quadrante nordeste/noroeste, de intensidade fraca e algumas rajadas moderadas.

Condições de mar pouco agitado em todo o Litoral, com ondas de direção sudeste/leste e altura de 0,5 a 1,0m.