PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/08) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (14/08)

No domingo (14) o sol aparece em meio a nuvens em todas as regiões, o que combinado ao vento do quadrante norte/nordeste favorece à elevação das temperaturas, que no período da tarde superam os 25°C em alguns pontos do Oeste e do Litoral Sul. Nas demais regiões as máximas variam entre 19 e 23°C. Entre a tarde e o início da noite, não se descarta a ocorrência de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas, nas áreas de divisa com o RS, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. O vento de direção norte/nordeste, começa a intensificar no decorrer do dia, sobretudo no Litoral Sul onde as rajadas se aproximam dos 55 km/h de forma ocasional.  O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento e as possíveis trovoadas.

 

 

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15/08)

A segunda-feira (15) será marcada pela mudança no tempo em SC. A aproximação de uma frente fria provoca aumento de nuvens em todas as regiões catarinenses. A chuva chega nas áreas de divisa com o RS no final do dia, na forma de pancadas acompanhadas por trovoadas e com temporais isolados, com rajadas fortes de vento, raios e eventual granizo. As temperaturas mínimas variam entre 7°C e 12°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí e de 13°C e 17°C nas demais regiões. As máximas se aproximam dos 30°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte e variam entre 20°C e 25°C nas demais regiões. O vento predomina do quadrante norte/nordeste com intensidade moderada (velocidade média 25km/h) no estado, com rajadas de até 65 km/h no Oeste, Planalto Norte e no Litoral Sul, deixando o mar agitado. O risco é moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento e às pancadas de chuva.

 

 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (16/08)

Na terça-feira (16) a frente fria avança rapidamente por SC, mantendo o tempo instável com chuva e temporais isolados, com rajadas fortes de vento, raios e granizo eventual em todas as regiões, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas. No decorrer da tarde, o sistema já começa a se afastar para o Sudeste do país, diminuindo a instabilidade a partir das áreas de divisa com o RS. As temperaturas variam pouco ao longo do dia, por causa da cobertura de nuvens e da chuva e as mínimas, no amanhecer, oscilam entre 12 e 15°C nos Planaltos e Meio-Oeste e entre 15 e 17°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam entre 15 e 22°C no estado. O vento vira de noroeste para sul no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada (em torno de 25 km/h) e com rajadas mais intensas associadas aos temporais e no momento da virada.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quarta-feira (17) começa sem chuva na maior parte do estado, permanecendo o Litoral e áreas próximas com presença de muitas nuvens. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade voltam a se formar no estado, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e ao fluxo de calor e umidade direcionado para o Sul do Brasil, que provocam pancadas isoladas de chuva, com risco para temporais isolados, que começam pelo Extremo Oeste e se estendem para as demais regiões. Na quinta-feira (18) toda esta instabilidade começa a organizar um ciclone extratropical, no mar na altura do Litoral do RS, o que mantém o tempo instável com chuva em todas as regiões de SC. Por alguns momentos a chuva ocorre de forma mais intensa e acompanhada por trovoadas e temporais, com risco moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa como alagamentos e enxurradas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/08)

Domingo (14) com vento predominante de nordeste no estado, com intensidade fraca a moderada entre 10 e 25 km/h e com rajadas entre 40 e 55km/h, a partir da tarde do sul da Grande Florianópolis ao Litoral Sul. 

Ondas de direção leste, com altura de 0,5m a 1,0m  entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Com a intensificação do vento, a ondulação aumenta no Litoral Sul, passando a apresentar altura média entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m no final do dia.