PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/11) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (14/11)

No domingo (14), a circulação marítima perde intensidade e deixa o dia com maiores períodos de sol entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul em comparação aos dias anteriores. No Litoral Norte, o tempo segue nublado. Do centro ao oeste do estado, o dia será de tempo firme. Entretanto, a partir da noite, o deslocamento de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul  e o oceano provoca o aumento da nebulosidade e fornece condições para temporais isolados entre o Extremo Oeste e Oeste. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. Os ventos sopram de leste/nordeste ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. No Litoral Sul, as rajadas podem chegar a 50 km/h, com risco baixo para ocorrências associadas.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15/11)

Segunda-feira (15) de tempo firme em toda Santa Catarina. A circulação marítima perde ainda mais força, o que deixa o dia com sol e poucas nuvens em todas as áreas litorâneas do estado. Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. No Litoral Sul e Grande Florianópolis serrana, rajadas de até 60 km/h podem ocorrer, o que configura risco moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes. Por conta da ausência de nebulosidade, as temperaturas se elevam consideravelmente no período da tarde em todo o estado. Entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Norte, as máximas variam entre 24°C e 27°C. Nas demais regiões, ficam entre 27°C e 30°C, podendo chegar a 33°C no Extremo Oeste. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (16/11)

A terça-feira (16) será de céu claro e sensação de calor em todas as regiões durante o dia. Entretanto, a partir do início da noite, a formação e aproximação de uma frente fria no oceano combinada a disponibilidade de calor e umidade favorecem a ocorrência de temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e causam o aumento de nebulosidade nas demais áreas do estado, para onde os temporais se deslocam ao longo da madrugada de quarta-feira (17). O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. Os ventos sopram do quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca a moderada. Á tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 28°C nas áreas do centro-leste catarinense e chegam aos 33°C na porção oeste e Litoral Sul. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quarta (17) e quinta-feira (18), a frente fria segue atuando no estado, deixando o tempo instável e  provocando chuva em todas as regiões.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/11)

Os ventos sopram de leste/nordeste ao longo do domingo, com intensidade fraca a moderada. No Litoral Sul, as rajadas podem chegar a 50 km/h, com risco baixo para ocorrências associadas.

 

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m à 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul, de 1,5 m à 2,0 m na Grande Florianópolis e de até 1,5 m no Litoral Norte.