PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/12) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (14/12)

A terça-feira (14) será um dia de tempo abafado em boa parte do estado. A atuação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) combinada com o aquecimento diurno e a umidade favorece um tempo abafado com variação de nuvens (com aberturas em que o sol aparece), pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados em todo estado. Pontualmente a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa. À tarde, a temperatura máxima varia de 32°C a 35°C no Oeste, chegam aos 27°C no Planalto Sul e ficam entre 26°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (15/12)

A quarta-feira (15) permanece com tempo abafado no estado. A circulação marítima atua nas áreas litorâneas, o que deixa o dia com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol aparece e chance de chuva isolada. Nas demais regiões, a combinação do calor e a umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, típicos de verão. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 15°C no Planalto Sul e entre 16°C a 22°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas variam de 32°C a 37°C no Oeste, chegam aos 32°C no Meio Oeste, 27°C no Planalto Sul e entre 24°C a 28°C nas demais áreas. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (16/12)

A quinta-feira (16) segue com tempo abafado em grande parte do estado. A circulação marítima atua e deixa o dia com variação de nuvens com chuva e chance de temporais isolados no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, persiste a combinação do calor e umidade que favorece pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais ainda mais isolados entre a tarde e noite. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto de 15°C no Planalto Sul e variando de 16°C a 22°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 40°C no Oeste, variam de 29°C a 33°C no Meio Oeste, Planalto Norte, chegam aos 28°C no Planalto Sul e entre 27°C a 31°C no restante do estado. Ventos de quadrante leste com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (17) e sábado (18) seguem com a circulação marítima, favorecendo variação de nuvens com chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, entre a tarde e noite, a combinação do calor com umidade favorece pancadas de chuvas isoladas, acompanhadas de temporais bem isolados. À tarde, as temperaturas máximas seguem altas no Oeste, perto dos 40°C. Entre o Meio Oeste e o Planalto Norte variando de 30°C a 34°C e nas demais regiões de 27°C a 30°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/12)

Terça-feira (14) com ventos de nordeste a leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.