PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (15)

Circulação marítima deixa o dia nublado a variação de nuvens e chuva no litoral, Vale e áreas próximas, com um risco moderado para desastres (como alagamentos e deslizamentos). Nas demais áreas, dia começa com sol e algumas nuvens, mas a partir da tarde, a atuação de áreas de instabilidade favorece pancadas de chuva isoladas, típicas de verão. Não se descarta a ocorrência de temporais bem isolados. Assim, com um risco baixo a localmente moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas devem ser altas na porção oeste (29°C a 33°C) e variando de 27°C a 30°C nas demais regiões do estado, o que contribui para a sensação de abafamento. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de isoladas no Litoral Sul, com moderada intensidade (50 km/h).

PREVISÃO PARA SÁBADO (16)

Dia começa com algumas nuvens e chuva isolada em áreas do litoral, Vale, mas no decorrer da manhã a chuva cessa. Nas demais áreas, dia começa com sol e poucas nuvens. A partir da tarde, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva isoladas no estado, que podem vir acompanhadas de temporais ainda mais isolados. Logo, há um risco baixo a localmente moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 10°C no Planalto Sul, 18°C a 25°C no litoral, Vale, 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 30°C a 34°C no Litoral Sul, até 28°C no Planalto Sul, Grd. Florianópolis e 28°C a 32°C nas demais áreas. Ventos de nordeste no centro-leste e de noroeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas no estado com moderada intensidade (em torno de 65 km/h).

PREVISÃO PARA DOMINGO (17)
Atuação de uma frente fria favorece pancadas de chuva com temporais isoladas a partir da manhã da porção oeste ao Litoral Sul. No decorrer do dia a chuva e os temporais avançam para as demais regiões do estado. A chuva deverá ser de forte intensidade em curto período. Logo, com um risco moderado a alto para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado (18°C a 25°C). À tarde, as máximas ficam mais altas no litoral, Vale, parte do Planalto Norte (29°C a 36°C) e de 21°C a 26°C nas demais regiões. Ventos de nordeste passando a de quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos associadas aos temporais.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Segunda-feira (18) com afastamento da frente fria deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuva no litoral, Vale, Planalto Norte, Meio Oeste no decorrer do dia. Na terça-feira (19) com chuva isolada em áreas do norte do estado, Vale no decorrer do dia e a partir da tarde em localidades da porção oeste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (15) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de isoladas no Litoral Sul, com moderada intensidade (50 km/h).

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.