PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/03) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (15/03)

Terça-feira (15) com variação de nuvens (com momentos em que o sol aparece) e chuva isolada com trovoadas no centro-leste de SC por conta da combinação do fluxo de umidade do oceano em direção ao continente com a formação de vórtices ciclônicos (que são áreas de baixa pressão) em médios e altos níveis sobre o RS. Há chance de chuva intensa de forma isolada da porção oeste ao Litoral Sul a partir da tarde/noite. O risco é baixo a moderado de ocorrências, como alagamentos, deslizamentos, principalmente nas regiões de divisa com o RS. No período da tarde, as temperaturas sobem gradualmente em relação aos dias anteriores, com as máximas chegando aos 30°C no Oeste, 26°C no Planalto Sul e variando de 26°C a 29°C nas demais regiões. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (16/03)

Quarta-feira (16) com variação de nuvens a nublado e chuva com trovoadas a qualquer momento do dia em todo estado, com chance de chuva intensa em curto período, por conta do fluxo de umidade vindo do oceano em direção ao continente com a atuação de vórtices ciclônicos (que são áreas de baixa pressão) em médios e altos níveis sobre o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências (como alagamentos, deslizamentos). Amanhecer com temperaturas amenas no estado, com mínimas perto de 12°C na Serra, de 18°C a 23°C no litoral, Baixo Vale do Itajaí e de 14°C a 17°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 26°C a 31°C no Oeste, até 26°C no Litoral Sul e não passando dos 25°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul a leste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/03)

Na quinta-feira (17) o sol aparece um pouco mais do que nos dias anteriores e o dia será de sol com algumas nuvens no estado pela atuação de uma alta pressão. Entre o final da tarde e à noite há chance de chuva bem isolada, principalmente, em localidades do leste de SC. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, com mínimas de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 19°C a 23°C no litoral, Baixo Vale do Itajaí, entre 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as máximas variam de 29°C a 34°C na porção oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, até 28°C no Planalto Sul e 31°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade no estado.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (18) começa com sol e poucas nuvens, mas entre a tarde e noite há previsão de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas de forma isolada no estado, por conta do aquecimento diurno, umidade. No sábado (19) a formação e atuação de uma nova frente fria deixa o dia instável com pancadas de chuvas acompanhadas por temporais isolados em todo estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/03)

Terça-feira (15) com ventos de leste com fraca a moderada intensidade no estado e rajadas ocasionais.

Ondas com direção sudeste a leste e altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.