PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15)

Dia com sol e poucas nuvens no Oeste devido à atuação de uma massa de ar seco. Nas demais regiões, a partir da tarde, há previsão de pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos devido a combinação do calor, umidade e uma área de baixa pressão alongada sobre o oceano. Assim, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas variam de 30°C a 35°C na porção oeste, até 27°C no Planalto Sul, 28°C a 32°C nas demais regiões. A umidade relativa, à tarde, deve ser menor que 30% em áreas do Extremo Oeste, Oeste, oeste do Meio Oeste. Ventos de quadrante sul passando para leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (16)

Dia com sol e poucas nuvens no Oeste, mas, à tarde, não se descarta a chance de chuva bem isolada e rápida. Nas demais regiões, a partir da tarde, a combinação do calor, umidade e perturbações atmosféricas ocasionam pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Assim, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 13°C no Planalto Sul, 19°C a 24°C no litoral, Vale e 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas seguem altas em todo estado, chegando aos 34°C na porção oeste, 28°C no Planalto Sul e variam de 29°C a 33°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas no estado (em torno de 45 km/h). No Litoral Sul podem chegar aos 55 km/h a partir da tarde.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17)

Aproximação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas (que podem ser de moderada a forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) entre a manhã e tarde da porção oeste ao Litoral Sul. Entre a tarde e noite, a chuva se espalha pelas demais áreas. Não se descarta a chance de temporais isolados. Assim, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 12°C no Planalto Sul, 18°C a 25°C no litoral, Vale, 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais altas no Litoral Sul (35°C), Grd. Florianópolis, Vale, Planalto e Litoral Norte (28°C a 33°C), enquanto que na porção oeste e Planalto Sul variam de 24°C a 27°C. Ventos de nordeste na faixa leste e de noroeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas no estado (em torno de 45 km/h). No Litoral Sul e Grd. Florianópolis podem chegar aos 55 km/h no decorrer do dia.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quinta-feira (18) e sexta-feira (19) com atuação e afastamento da frente fria há a previsão de pancadas de chuvas em todo estado, principalmente, entre a tarde e noite, que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (15) com ventos de quadrante sul passando para leste/nordeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sudeste/sul e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.