PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/04) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (15/04)

A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme e ensolarado em praticamente toda Santa Catarina nesta sexta-feira (15). Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, a maior presença de umidade favorece a formação de poucas nuvens e pode até provocar chuvas fracas no Litoral Sul. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O vento segue soprando de direção sul com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 55 km/h entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 5°C entre os Planaltos e Meio Oeste, podendo atingir valores negativos nas áreas mais elevadas da serra catarinense, onde geadas podem ser observadas no amanhecer.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (16/04)

No sábado (16), o sistema de alta pressão segue atuando em toda Santa Catarina, deixando o céu ensolarado do Extremo Oeste aos planaltos e com algumas nuvens nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. Devido a presença de uma massa de ar frio e seco sobre SC, associada ao sistema de alta pressão, o dia será marcado por uma grande amplitude térmica. O sábado deve amanhecer com temperaturas de até 5°C nos planaltos, de 10°C a 14°C nas áreas litorâneas e de 6°C a 8°C nas demais regiões. As temperaturas se elevam rapidamente com a presença do sol e as máximas variam de 20°C a 24°C em toda Santa Catarina. Não há risco para ocorrências.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (17/04)

O domingo (17) será marcado pelo tempo firme em todo o estado, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, a circulação marítima causada por este sistema favorece a formação de algumas nuvens ao longo do dia. Os ventos sopram de leste em SC, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas ao amanhecer devem ser mais amenas em relação aos dias anteriores, variando de 4°C a 8°C nos planaltos, de 7°C a 10°C na porção oeste e de 13°C a 18°C no Vale do Itajaí e regiões litorâneas. O predomínio de céu claro favorece a rápida elevação das temperaturas, com as máximas oscilando entre 19°C e 24°C em todo o estado.

 

 TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda (18) e terça-feira (19), o tempo segue firme em Santa Catarina, ainda devido a presença da região de alta pressão atmosférica. O sol deve predominar ao longo de todo o período, com variações de nuvens no centro-leste do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/04)

Os ventos sopram de direção sul em todo o estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas que podem chegar a 55 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

 

Ondas de direção sul em todo o litoral catarinense, com altura de 2 a 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e picos de até 3 m. No Litoral Norte, ondas de sul com altura de 1 a 1,5 m.