PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (15)

Nesta quinta-feira (15), a formação de uma área de baixa pressão na Argentina influencia as condições de tempo na metade oeste de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de chuva isolada nos extremos do dia. Já na metade leste um sistema de alta pressão em alto mar ainda influencia as condições de tempo, deslocando umidade do oceano e mantendo o predomínio do sol com variação de nebulosidade durante o dia. Há chance de chuva fraca e isolada entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí. O risco para desastres é baixo. As mínimas chegam aos 5°C nos pontos mais altos da serra no Planalto Sul, variam de 11°C a 15°C no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí e entre 14°C e 19°C nas demais regiões. Vento do quadrante leste/nordeste com fraca intensidade. Rajadas ocasionais de até 45km/h, sobretudo no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16)

Na sexta-feira (16) instabilidades associadas à áreas de baixa pressão que se deslocam sobre Santa Catarina mantém o céu com predomínio da nebulosidade, intercalando com períodos de sol. Entre a tarde e noite há previsão de chuva isolada e irregular na metade oeste catarinense. Já na metade leste a umidade vinda do oceano provoca chuva fraca e isolada no final do dia, sobretudo entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Ainda assim, o risco é baixo para desastres. Mínimas que chegam aos 7°C nos pontos mais altos do Planalto Sul, entre 12°C e 15°C do Oeste ao Vale do Itajaí e variam de 15°C a 19°C nas demais regiões. Máximas que variam de 22°C a 27°C entre os planaltos e Meio Oeste, 29°C no Litoral Sul e entre 25°C e 28°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SÁBADO (17)

No sábado (17) a rápida passagem de uma nova frente fria de fraca intensidade sobre o litoral associada a um ciclone que se forma no oceano na altura do litoral do Uruguai e RS, influencia o tempo, especialmente na metade leste catarinense. Há chance de pancadas de chuva, sobretudo entre os planaltos e o litoral, já a partir do início do dia no Litoral Sul. Assim, o risco é baixo a pontualmente moderado. Vento do quadrante norte/nordeste na primeira metade do dia variando para sudeste/leste no final do dia com fraca intensidade. Mínima de 11°C a 16°C entre os planaltos e oeste e entre 16°C e 19°C no litoral e Vale do Itajaí. Máxima entre 28°C e 30°C no oeste, entre 23°C e 25°C no planalto e litoral sul e varia de 25°C a 28°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o domingo (18) e segunda-feira (19) a formação de um ciclone entre o litoral do PR e SP mantém o deslocamento de umidade do mar em direção ao litoral catarinense, deixando o tempo com predomínio da nebulosidade e chance de chuva durante o dia, especialmente na faixa litorânea e áreas próximas.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (15) com vento do quadrante leste/nordeste com fraca intensidade. Rajadas pontuais de até 45km/h, sobretudo no sul do estado.

Ondas com direção sudeste e altura de 1,0 m e picos de 1,5 m em todo litoral catarinense.