PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16/05)

Nesta segunda-feira (16),  uma intensa massa de ar frio, de origem polar, provoca declínio acentuado nas temperaturas em toda Santa Catarina, que devem ficar abaixo dos 10°C em grande parte do estado — entre 0°C e 5°C nos Planaltos e Extremo Oeste — exceto nas áreas litorâneas, Baixo e Médio Vale do Itajaí. O frio deve permanecer ao longo do dia, principalmente entre o Planalto Sul e Grande Oeste, onde as máximas não devem passar dos 13°C e 15°C, respectivamente. Por isso o risco para ocorrências associadas ao frio intenso é moderada. Entre o Planalto Norte, Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte as máximas variam entre 15°C e 21°C. Os ventos sopram de sudeste/oeste, com rajadas entre 50 km/h e 65 km/h em áreas do sul do estado (mais intensas ao final do dia), aumentando a sensação de frio.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/05)

Na terça-feira (17), a sensação de frio intenso aumenta em Santa Catarina. Isso por conta da formação e deslocamento de um ciclone subtropical no oceano que provoca ventos fortes em todo o centro-leste do estado, com rajadas entre 50 e 80 km/h entre o Planalto Sul e litoral. As temperaturas ficam abaixo de 5°C no Oeste, Planaltos, Alto Vale e Litoral Sul (e abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas). Nas áreas litorâneas variam entre 4°C e 9°C. Durante a tarde, as temperaturas ficam entre 6°C e 13°C do Oeste e Planaltos e de 15 a 19°C nas áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às rajadas de vento e ao frio intenso. Ainda, a umidade deslocada pelo sistema de baixa pressão combinada às baixas temperaturas favorecem a ocorrência de precipitação invernal durante a noite nas áreas mais elevadas da Serra.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/05)

Na quarta-feira (18), a massa de ar frio segue atuando sobre SC. No oceano, o ciclone subtropical segue provocando fortes rajadas de vento em todo o centro-leste do estado, variando entre 70 km/h e 90 km/h, pontualmente chegando aos 100 km/h. A presença de umidade segue favorecendo a ocorrência de precipitação invernal (como neve) na serra catarinense, principalmente na madrugada. As mínimas ficam abaixo dos 5°C entre o Grande Oeste, Planaltos e pontos do Litoral Sul e entre 5°C e 10°C nas áreas litorâneas, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Durante a tarde a sensação de frio intenso permanece, com temperaturas que não passam dos 12°C do Grande Oeste aos Planaltos e dos 18°C nas áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às fortes rajadas de vento e ao frio intenso.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (19) e sexta-feira (20) a sensação de frio segue ao longo do dia em grande parte do estado. As tardes tendem a ser com temperaturas se elevando gradativamente e com a presença do sol, porém, ainda frias entre os Planaltos e Meio-Oeste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/05)

Segunda-feira (16) com ventos soprando de sudeste a oeste até o final do dia, com rajadas entre 50 km/h e 65 km/h em áreas do sul do estado, intensificando até o final da noite.

Ondas de sudeste/sul em todo o litoral catarinense, com altura de até 2,5 m no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. No Litoral Norte, a ondulação varia de 1,5 m a 2,0 m.