PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (15/06)

No início da manhã de quarta-feira (15) ainda há chance de geada em pontos isolados da Serra, mas que se dissipam logo cedo. No decorrer do dia,  a massa de ar frio (sistema de alta pressão) desloca-se ainda mais para o oceano, mas ainda favorece a presença do sol com algumas nuvens em SC. A presença de nuvens tende a ser maior em áreas do litoral (devido a umidade vinda do oceano), nas áreas próximas à divisa com o PR e Vale do Itajaí (por conta de instabilidades em médios e altos níveis). À tarde, as temperaturas variam de 17°C a 19°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e de 18°C a 22°C na maior parte de SC. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (até 45 km/h), principalmente, em localidades do Litoral Sul, Grd. Florianópolis. Não há risco de ocorrências meteorológicas em SC

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (16/06)

A quinta-feira (16) será marcada pela presença do sol com variação de nuvens em grande parte de SC, ainda em função da atuação de um sistema de alta pressão sobre o oceano. Mas, a partir da noite, a nebulosidade tende a aumentar no Grande Oeste por conta da formação de áreas de baixa pressão e do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica. Amanhecer com temperaturas perto dos 4°C na Serra, de 6°C a 10°C na porção central do estado, perto  de 11°C no Oeste e de 11°C a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul e variam de 20°C a 24°C em grande parte de SC. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais em áreas do litoral no decorrer do dia e no Grande Oeste a partir da noite. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (17/06)

Na sexta-feira (17) a formação, atuação de uma nova frente fria em SC ocasiona o retorno da chuva, que inicia entre a madrugada e manhã nas áreas de divisa com o RS e se espalha para o restante do estado no decorrer do dia. Pontualmente, a chuva pode ser de moderada a forte intensidade, com temporais isolados (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas de 7°C na Serra, 15°C a 18°C no Grande Oeste, litoral, 11°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 27°C a 29°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, 21°C a 26°C no Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis, 17°C na Serra e até 19°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de quadrante norte virando para sudoeste/sul no decorrer do dia. Rajadas de ventos com moderada a forte intensidade (45 a 75 km/h). O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa, aos temporais isolados e aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (18) a frente fria se afasta de SC, mas ainda deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva da Grd. Florianópolis ao norte do estado. Nas demais áreas, com a entrada de uma nova massa de ar frio o tempo fica estável, com sol e poucas nuvens. Domingo (19) de sol e poucas nuvens em SC, com temperaturas mínimas entre a madrugada e amanhecer de -2°C na Serra, de 10°C a 15°C da Grd. Fpolis. ao Litoral Norte e de 2°C a 10°C nas demais áreas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/06)

Quarta-feira (15) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (até 45 km/h), principalmente, em localidades do Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

Ondas com direção sudeste a leste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.