PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (15)

A quinta-feira (15) com muitas nuvens a nublado em grande parte de SC e chance de chuva do Meio Oeste ao litoral acompanhadas de trovoadas por conta dos ventos úmidos vindos do mar com a presença de cavados (áreas alongadas de baixa pressão). O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. No período da tarde, as temperaturas máximas chegam aos 23°C no Extremo Oeste, Oeste, 20°C no Litoral Sul, não passam dos 14°C no Planalto Norte e variam de 16°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16)

Na sexta-feira (16) um sistema de alta pressão favorece um dia de sol com algumas nuvens no Grande Oeste e parte dos Planaltos mais próximos ao oeste catarinense. Este sistema favorece o transporte de umidade do mar em direção ao Litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com muitas nuvens a nublado e chance de chuva a qualquer hora do dia. O risco é baixo para ocorrências relacionadas com as chuvas, como alagamentos e deslizamentos pontuais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 4°C em pontos da Serra, variam de 9°C a 16°C no Litoral, Grd. Fpolis, Vale do Itajaí e de 6°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 24°C no Extremo Oeste, Oeste e variam de 15°C a 19°C do Meio Oeste ao litoral. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h).

PREVISÃO PARA SÁBADO (17)

No sábado (17) o sistema de alta pressão segue atuando e mantém o dia com sol a poucas nuvens em grande parte de SC. Em localidades do Litoral a presença das nuvens deve ser maior e, com chance de chuva bem isolada, principalmente, no começo e ao final do dia. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C e com chance de geada em pontos da Serra, de 10°C a 17°C no Litoral, Baixo/Médio Vale e de 6°C a 10°C nas demais áreas. À tarde as máximas chegam aos 24°C no Extremo Oeste, Oeste, variam de 19°C a 22°C no Litoral, todo Vale do Itajaí, Meio Oeste e de 16°C a 19°C nos Planaltos. Ventos de leste passando para nordeste, com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais (em torno de 50 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (18) marcado pela presença do sol com poucas nuvens em SC. A partir da noite as nuvens tendem a aumentar nas áreas de divisa com o RS. Ao longo da segunda-feira (19) a aproximação e atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/09)

Quinta-feira (15) com ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura das ondas de até 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.