PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (15)

Na quinta-feira (15) um sistema de alta pressão começa a se afastar de SC no decorrer do dia, o que favorece a presença do sol com algumas nuvens. Ao final do dia, a aproximação de uma frente fria pelo oceano favorece o aumento das nuvens com chuva rápida do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Não se descarta a ocorrência de temporais bem isolados. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Litoral Sul, variam de 27 a 32°C no Grande Oeste e de 26 a 29°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 40 a 60 km/h no Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16)

Na sexta-feira (16) a passagem de uma frente fria pelo oceano deixa o tempo mais fechado, com pancadas de chuva em SC a qualquer momento, que podem vir acompanhadas de temporais isolados dos Planaltos ao litoral catarinense. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C na Serra, de 10 a 14°C na porção central e de 15 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 28 a 33°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí, norte do estado e de 25 a 28°C nas demais áreas. Ventos de nordeste passando para quadrante sul ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade.Rajadas de ventos de 40 a 60 km/h do oeste ao litoral do estado, com um risco baixo para ocorrências associadas.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (17)

No sábado (17) a frente fria se afasta e um sistema de alta pressão se aproxima da região Sul, favorecendo o transporte de umidade do oceano em direção ao leste de SC, o que deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva a qualquer momento do dia, que pode vir acompanhada de trovoadas, dos Planaltos ao litoral. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Já no Grande Oeste o dia será de sol com algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 8°C em pontos da Serra, de 15 a 20°C no litoral e áreas próximas, de 10 a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 29 a 33°C no Grande Oeste, de 27 a 29°C no Vale do Itajaí, norte de SC, 26°C na Serra e até 24°C nas demais áreas. Ventos de sul/sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (18) e segunda-feira (19) a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera, favorece muitas nuvens, chuva em todas regiões de SC, com chance de ser pontualmente intensa e vir com temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/12)

 

Quinta-feira (15) com ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 40 a 60 km/h no Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0 a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste a leste e altura de até 1,0 m.