PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/12) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (15/12)

A sensação de calor continua em grande parte do estado nesta quarta-feira (15). Entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, a circulação marítima mantém o tempo nublado, com chuvas fracas intercalando com aberturas de sol. Nas demais regiões do estado, a combinação de altas temperaturas e disponibilidade de umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados, sendo baixo a moderado o risco para ocorrências associadas, como raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas máximas podem passar dos 36°C em áreas da porção oeste de SC.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (16/12)

A circulação marítima segue fazendo o transporte de umidade do oceano para o continente na quinta-feira (16), mantendo as áreas litorâneas com presença constante de nebulosidade e chuvas fracas. Do litoral ao Meio-Oeste, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas. Entre o Oeste e Extremo Oeste, o tempo mais seco mantém a sensação de calor intenso e o céu com poucas nuvens. Os ventos sopram de leste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas no período da tarde ficam entre 36°C e 38°C no Extremo Oeste e Oeste e variam de 27°C a 34°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (17/12)

Na sexta-feira (17), a circulação marítima segue atuando no centro-leste do estado, favorecendo a ocorrência de chuvas fracas nas áreas litorâneas e deixando o dia nublado nos planaltos e Vale do Itajaí. Na porção oeste do estado, a presença de uma massa de ar quente e seco deixa o céu com sol e poucas nuvens e faz com que as temperaturas no período da tarde fiquem próximas dos 40°C. Os índices de umidade relativa entre o Extremo Oeste e Oeste ficam abaixo dos 30%, o que configura risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça.  Os ventos sopram de leste no centro-leste do estado e de sul na porção oeste, com intensidade fraca a moderada. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Durante o sábado (18) e o domingo (19), a circulação marítima segue favorecendo a nebulosidade e a ocorrência de chuvas fracas, intercaladas com aberturas de sol no litoral e áreas próximas. Na porção oeste, predomínio de sol, baixa umidade relativa e temperaturas próximas dos 40°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/12)

Quarta-feira (15) com ventos do quadrante leste, com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção leste em todo litoral. Altura de 1,5 m no Litoral Sul e entre 0,5 m e 1 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.