PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/02)

Esta quinta-feira (17) inicia com sol entre poucas nuvens em Santa Catarina. Mas, entre o início da tarde e à noite, o tempo muda no centro leste do estado: a combinação entre calor, disponibilidade de umidade e instabilidades presentes na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais com chuva intensa e que vêm acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento. O risco para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa, como alagamentos e enxurradas, é moderado a alto. Os ventos sopram com fraca a moderada intensidade sem direção predominante em Santa Catarina. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/02)

A sexta-feira (18) novamente inicia com sol e poucas nuvens em parte de Santa Catarina. Entre a tarde e noite voltam as condições para temporais, por conta  da combinação entre calor, umidade e a formação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina. A chuva pode ser pontualmente intensa e com raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento, sobretudo entre os Planaltos, Vale do Itajaí e Meio Oeste. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa é moderado. Os ventos sopram de sudeste e passam para leste no estado até o final do dia. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/02)

O sábado (19) será um dia em que o sol predomina em Santa Catarina. Apenas entre a tarde, por conta da disponibilidade de calor e umidade, há chance de chuva acompanhada de descargas elétricas pelo estado, sobretudo entre os Planaltos, Meio Oeste e Vale do Itajaí. O dia começa com temperaturas próximas aos 8°C nos pontos mais altos da Serra catarinense, variam entre 10°C e 14°C no Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste, Planalto Norte e Oeste e entre 15°C e 19°C nas demais áreas. Durante a tarde, as temperaturas sobem rapidamente pode chegar aos 37°C entre o Oeste e Extremo Oeste e variando entre 25°C e 33°C nas demais regiões.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (20) e a segunda-feira (21) seguem com tarde quentes em toda Santa Catarina. Todo este calor combinado com a disponibilidade de umidade na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais isolados pelo estado. Ainda, ao final da segunda-feira, a tendência de formação de uma nova frente fria que avança rapidamente pelo litoral catarinense, o que ajuda a favorecer a condição chuva nestas áreas. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/02)

A quinta-feira (17) com ventos soprando com fraca a moderada intensidade e sem direção predominante em Santa Catarina.

Ondas com direção sul/sudeste no litoral do estado e altura de até 1,0 m ao longo de toda a costa catarinense.