PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/02) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (16)

Dia começa com sol e poucas nuvens. Mas, entre a tarde/noite, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais ainda mais isolados em boa parte do estado. Há maiores chances de temporais do Meio Oeste ao litoral. A chuva deve ser mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Logo, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas ficam mais altas no Litoral, Vale, com valores de 29ºC a 36ºC. Entre o Litoral Norte e Baixo Vale esperam-se temperaturas próximas dos 36ºC. No Planalto Sul chegam aos 25ºC, variam de 27ºC a 31ºC nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste a noroeste, passando para quadrante sul a partir da noite nas porções sul e oeste do estado. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17)

Dia começa com sol e poucas nuvens. A partir da tarde, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva isoladas no Litoral, Vale e Planalto Sul. Há chance de temporais bem isolados. Nas demais regiões, predomina o sol com poucas nuvens, mas não se descarta a chance de chuva bem isolada, de rápida duração, típicas de verão. Logo, o risco é baixo a moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno de 7ºC) e amenas nas demais áreas: 16ºC a 24ºC no Litoral, Vale, 10ºC a 16ºC nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 31ºC a 36ºC no Vale, Litoral Sul e Norte, até 26ºC no Planalto Sul, 26ºC a 30ºC nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante sul na porção oeste e sul do estado e de leste/nordeste nas demais regiões. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, da ordem de 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18)

Dia começa com sol e poucas nuvens. Mas, entre a tarde/noite, a passagem de uma área de baixa pressão alongada combinada com o calor favorece pancadas de chuvas isoladas no leste do estado. Assim, o risco é baixo a moderado para desastres. O dia começa com temperaturas baixas a amenas (8ºC a 13ºC) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e amenas (16ºC a 23ºC) nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam mais altas no Litoral Norte (perto dos 38ºC), variam de 28ºC a 32ºC no Planalto Norte, Vale, Grd. Florianópolis, Litoral Sul, até 26ºC no Planalto Sul e 29ºC na porção oeste. Ventos com direção de quadrante sul a leste no Planalto Sul, Litoral Sul, leste a nordeste/noroeste nas demais regiões do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais e isoladas, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (19) com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. À tarde, há chance de chuva isolada em áreas do Litoral e Vale. O sábado (20) será mais um dia de predomínio de sol a poucas nuvens no estado, mas à tarde a chance de pancadas de chuvas isoladas no Litoral Sul.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (16) com ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste a noroeste, passando para quadrante sul a partir da noite nas porções sul e oeste do estado. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, em torno de 50 km/h.

Ondas com direção sudeste e altura até 1,0 m em todo litoral catarinense.