PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16)

O deslocamento de uma área de baixa pressão deixa o dia com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol aparece. Ainda, ocasiona pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas, com trovoadas na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul, Alto Vale. Nas demais regiões, há chance de chuva bem isolada devido a umidade vinda do oceano. Assim, o risco é baixo para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Litoral Sul, 23°C no Planalto Sul e variam de 24°C a 27°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, principalmente, no Litoral Sul, da ordem de 50 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (17)

Uma área de baixa pressão, associada a uma frente fria, no oceano deixa o dia com variação de nuvens, intercalando com a presença do sol, e previsão de pancadas de chuvas do Meio Oeste ao litoral. Nas demais áreas, dia com sol e algumas nuvens. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 10°C a 15°C na porção oeste, Planaltos e 16°C a 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 29°C no Extremo Oeste, Oeste, 27°C no Litoral Sul, 21°C no Planalto Sul, 22°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de nordeste passando para sudeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (18)

A formação de uma área de baixa pressão entre o litoral de SP e PR favorece a circulação marítima em direção ao leste de SC, o que deixa o dia com aumento de nuvens e previsão de chuva isolada no litoral, Baixo/Médio Vale. Ainda, deve favorecer rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, com direção sul/sudeste, da Grd. Florianópolis. Já nas demais regiões, dia com sol e algumas nuvens. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres no estado. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 16°C a 22°C no litoral, Vale e de 10°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 29°C na porção oeste, 27°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 23°C no Planalto Sul e até 25°C nas demais regiões do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (19) e terça-feira (20) a circulação marítima favorece o aumento de nuvens e a chance de chuva bem isolada no litoral, Baixo Vale do Itajaí. Nas demais regiões com sol e algumas nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (16) com ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, principalmente, no Litoral Sul, da ordem de 50 km/h.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de até 1,0 m.