PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (16/07)

Neste sábado (16), a formação e passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical posicionado entre a costa do RS, Uruguai e o oceano provocam chuvas em Santa Catarina. Estas chuvas podem vir na forma de temporais isolados, iniciando no Extremo Oeste ainda já na madrugada e se propagando para as demais regiões no decorrer do dia. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os ventos sopram de norte e vão virando de oeste conforme a frente fria avança pelo estado, com velocidade média entre 20 e 30 km/h e rajadas de 50 a 85 km/h, o que configura risco moderado a alto para ocorrências associadas a ventos intensos, como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.

PREVISÃO PARA DOMINGO (17/07)

No domingo (17), o tempo fica firme em Santa Catarina por conta da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que entra em SC na retaguarda da frente fria. Como ainda há um fluxo de umidade direcionado da região amazônica para o estado, o dia será marcado por variação de nebulosidade em todas as regiões. Uma massa de ar frio associada ao sistema de alta pressão provoca um declínio acentuado das temperaturas do Extremo Oeste aos planaltos já a partir do entardecer do sábado (16), mas o frio mais intenso ocorre na manhã do domingo, com as mínimas  ficando próximas dos 0°C no Planalto Sul e variando de 4°C a 7°C no grande oeste e parte do Planalto Norte. À tarde, as máximas ficam entre 10°C e 15°C do Extremo Oeste aos planaltos e variam de 17°C a 20°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18/07)

Na segunda-feira (18), novas áreas de instabilidade se deslocam sobre o estado a partir da áreas de divisa com o Paraná, regiões onde devem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia. Entre a Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul, o tempo se mantém encoberto. Os ventos sopram de nordeste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas ao amanhecer ficam abaixo dos 10°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e Planalto Norte, com mínimas próximas aos 0°C nos pontos mais altos da serra. Nas demais regiões, as mínimas variam entre 10°C e 15°C. No decorrer da tarde, as temperaturas ficam entre 17°C e 21°C no Extremo Oeste, Oeste e litoral. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 10°C e 15°C. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (19) e quarta-feira (20), a circulação provocada por um sistema de alta pressão atmosférica promove o aporte de umidade do oceano para o continente, o que deixa o tempo nublado e com chance de chuvas fracas e isoladas no centro-leste catarinense.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/07)
 

Ventos de quadrante norte em Santa Catarina neste sábado (16), virando de oeste ao longo do dia com intensidade moderada e rajadas entre 50 e 85 km/h. 

Ondas de leste em todo o litoral catarinense, com altura de 1 a 1,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5 m no Litoral Sul.