PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/07) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16/07)

Na sexta-feira (16) a atuação de uma frente fria ainda mantém condições para chuva persistente e por vezes forte nas regiões entre o Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. Nas áreas mais próximas ao Paraná, há risco baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. Nas demais regiões o tempo nublado predomina, com breves aberturas de sol. No decorrer da tarde as temperaturas ficam entre 10 e 18°C no centro-leste do estado, variando pouco ao longo do dia devido ao tempo fechado. Na porção oeste não passam de 21°C. Os ventos sopram de sul com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA SÁBADO (17/07)

O amanhecer de sábado (17) conta com nebulosidade e chuvas isoladas em áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, mas com a entrada de uma massa de ar frio e seco, o sol volta a aparecer em todas as regiões catarinenses já a partir da tarde. As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 13°C. Já as máximas não passam de 24°C no litoral e aos 20°C nas demais regiões. Entre a tarde e noite os ventos sopram de sudoeste, com intensidade fraca a moderada. As rajadas podem chegar pontualmente aos 50 km/h. Não há risco para ocorrências associadas a fenômenos meteorológicos.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (18/07)

O domingo (18) deve ser marcado pelo frio intenso e predomínio de sol no estado. No amanhecer, há formação de geada ampla e temperaturas negativas na serra. Nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planaltos, as mínimas variam entre 0 e 5°C. Já no Litoral e Vale do Itajaí, ficam entre 7 e 11°C. Os ventos sopram de oeste/sudoeste, com intensidade moderada a forte. As rajadas podem chegar aos 80 km/h nas áreas entre o Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Há risco moderado para ocorrências associadas a rajadas de vento.

 

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

A semana começa com tempo firme e frio intenso em Santa Catarina, entre segunda (19) e terça-feira (20) devem ser observadas temperaturas negativas nas áreas mais elevadas, e valores abaixo dos 10°C em grande parte da faixa litorânea nas primeiras horas da manhã. Há condição para formação de geada ampla entre os Planaltos e Meio Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Nesta sexta-feira (16), os ventos sopram de quadrante sul/sudeste com intensidade fraca a moderada. 

 

Ondas de direção sul e altura de 1,5 a 2m entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com picos de 2,5 m. No Litoral Norte ondas de sul/sudeste e altura de 1,0 a 1,5m.