PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (16/08)

A semana começa com tempo instável do centro ao norte do estado, com condições para chuva ocasional, que por alguns momentos ocorre acompanhada por trovoadas e com risco para temporais isolados, em especial nas áreas de divisa com o Paraná. Nas demais regiões, o sol aparece em meio a variação de nuvens e há condições para pancadas bem isoladas de chuva com algumas trovoadas, devido a um sistema de baixa pressão. risco é moderado para ocorrências associadas a temporais entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. As temperaturas ficam mais elevadas, se comparadas aos dias anteriores, e as máximas se aproximam dos 30°C no Extremo Oeste, oscilam entre 18 e 19°C no Planalto Sul e entre 19 e 24°C nas demais regiões.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/08)

O sistema de baixa pressão se afasta para o mar e o tempo volta a ficar estável e com predomínio de sol em todas as regiões do estado. Somente o Litoral e áreas próximas começam o dia com mais nuvens e nevoeiros, que dissipam no decorrer da manhã. As temperaturas ficam elevadas para a época do ano com mínimas entre 10 e 11°C no Planalto Norte e Planalto Sul, em torno de 12°C no Meio-Oeste e variando entre 15 e 16°C no Litoral. À tarde faz calor com máximas que chegam aos 33°C no Extremo Oeste, aos 25°C nos Planaltos e variam entre 27 e 30°C nas demais regiões. O vento predomina de nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas no Litoral Sul. Não há risco para ocorrências meteorológicas no estado.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/08)

A formação e deslocamento de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC, favorece o retorno das condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas e risco de temporais isolados, do Extremo oeste ao Litoral Sul, em especial nas áreas de divisa com o estado gaúcho.  No norte catarinense o sol aparece em meio a nuvens. O risco é baixo para ocorrências associadas a temporais. As temperaturas permanecem altas para a época do ano, com mínimas acima de 10°C nos Planaltos e entre 17 e 20°C nas demais regiões. As máximas superam os 30°C no Oeste e Litoral Sul e variam em torno dos 28°C no Litoral.  O vento varia de norte a nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas no Litoral.

 

TENDENCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta e sexta-feira o tempo se mantém estável em SC, com presença de sol e temperaturas elevadas. Nas madrugadas as mínimas permanecem acima dos 10°C nos Planaltos e variam entre 17 e 20°C nas demais regiões. Nas tardes, as máximas chegam a 36°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul na sexta-feira, na condição típica pré-frontal, ou seja, no dia que antecede a chegada de uma frente fria. O vento de nordeste ganha força e passa a apresentar rajadas moderadas, em especial nas tardes.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/08)

Segunda-feira (16) com ventos de quadrante norte / nordeste, de intensidade fraca a moderada.

Condições de mar calmo com ondas virando de sudeste para leste e altura entre 0,5 e 1,0 m.