PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (16/10)

O sábado (16) é de tempo nublado em Santa Catarina, devido a formação de um sistema de baixa pressão no oceano. Entre o Litoral e Planalto Norte, há chance de pancadas isoladas a partir da tarde. O dia amanhece com temperaturas entre 12°C e 15°C do Meio Oeste aos Planaltos. Nas demais regiões, variam entre 16°C e 19°C. As máximas chegam aos 26°C no Vale do Itajaí e variam entre 20°C e 24°C entre a Grd. Florianópolis, porção oeste e Litoral e Planalto Norte. A formação de um sistema de baixa pressão próximo a costa faz os ventos soprarem do quadrante sul no estado, com rajadas que podem passar dos 60 km/h nas áreas litorâneas, caracterizando risco baixo a moderado para ocorrências. 

PREVISÃO PARA DOMINGO (17/10)

No domingo (17), uma nova área de baixa pressão volta a fornecer condição para chuva em Santa Catarina, principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte. Há chance de pancadas de chuva podendo vir em forma de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 10°C no Planalto Sul e variam de 12°C a 16°C nas demais áreas. Durante a tarde, o tempo mais encoberto mantém as temperaturas amenas, variando entre 13°C e 15°C nas áreas serranas do estado e entre 17°C e 19°C nas demais regiões. O vento sopra do quadrante leste ao longo do dia, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18/10)

A circulação provocada por um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado na segunda-feira (18) faz com que haja o aporte de umidade do oceano para o continente. Esta umidade mantém o dia nublado em todo o centro-leste de Santa Catarina, com chance de chuvas fracas entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. Os ventos viram de leste para sul ao longo do dia, soprando com intensidade fraca pelo estado. O dia amanhece com temperaturas em torno dos 10°C nas regiões serranas, enquanto que nas demais áreas variam entre 14°C e 16°C. No período da tarde, as temperaturas chegam aos 20°C apenas na porção oeste do estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a terça (19) e a quarta-feira (20), um sistema de alta pressão traz nebulosidade para o centro-leste do estado, ao passo que mantém o tempo mais firme na metade oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/10)

Os ventos passam a soprar do quadrante sul no estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas litorâneas, caracterizando risco baixo a moderado para ocorrências. 

 

O mar fica agitado, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de direção sudeste e altura entre 2,0 m e 2,5 m. No Litoral Norte, variam entre 1,5 m e 2,0 m.