PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17)

Dia começa com sol e poucas nuvens no estado. À tarde, a combinação de uma área de baixa pressão alongada nas camadas mais altas da atmosfera, calor e umidade ocasionam pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados no Litoral, Vale e áreas próximas, com maiores chances em localidades do Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Nas demais regiões, a chuva pode ocorrer de forma rápida, bastante pontual. Logo, o risco é baixo a moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 36ºC no Litoral Norte, 29ºC na porção oeste, 26ºC no Planalto Sul, variam de 28ºC a 33ºC nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste/sul passando a leste/nordeste a partir da noite, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18)

Dia começa com sol e poucas nuvens. À tarde, a combinação de uma área de baixa pressão alongada com calor e umidade ocasiona pancadas de chuvas isoladas no Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Nas demais regiões, a chuva pode até ocorrer, mas de forma bastante pontual e rápida. Logo, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (7ºC a 9ºC, pontualmente podendo ser menor) no Planalto Sul, Meio Oeste, amenas (15ºC a 23ºC) no Litoral, Baixo/Médio Vale e de baixas a amenas (8ºC a 14ºC) nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 36ºC no Litoral Norte, 29ºC na porção oeste, 26ºC no Planalto Sul e variam de 28ºC a 33ºC nas demais regiões. Ventos com direção nordeste/noroeste passando a de quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19)

Dia com sol e poucas nuvens em grande parte do estado. Entre a tarde/noite, em localidades do Litoral e Vale, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas bem isoladas, de rápida duração. Logo, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 8ºC), amenas nas demais regiões: 15ºC a 23ºC no Litoral, Vale, 10ºC a 15ºC nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 35ºC no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 30ºC na porção oeste, 27ºC no Planalto Sul e variam de 29ºC a 33ºC nas demais regiões. Ventos com direção sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, até 40 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (20) e domingo (21) com predomínio de sol e poucas nuvens em grande parte do estado por conta da atuação de uma alta pressão. Entre a tarde e noite, o calor e a umidade vinda do oceano favorecem pancadas de chuvas bem isoladas, de rápida duração em localidades do Litoral e Vale.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (17) com ventos de direção sudoeste/sul passando a leste/nordeste a partir da noite, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção leste a sudeste e altura até 1,0 m em todo litoral catarinense.