PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/03)

A quinta-feira (17) será de predomínio de sol na porção oeste, de sol com variação de nuvens no centro-leste de SC por conta da atuação de uma alta pressão. Ainda, nos extremos do dia, há chance de chuva bem isolada em localidades do litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí. Não se descarta a chance de temporais bem isolados no norte de SC ao final da tarde. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas sobem e as máximas chegam aos 33°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí, 28°C no Planalto Sul e variam de 29°C a 32°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de quadrante sul passando para nordeste no Litoral Sul no decorrer do dia e de nordeste/norte no restante de SC.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/03)

A sexta-feira (18) inicia com sol e poucas nuvens em grande parte de SC, mas, a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade, a formação de uma nova frente fria e perturbações em médios níveis favorecem o aumento das nuvens e a previsão de pancadas de chuvas, chuva intensa em curto intervalo de tempo  entre a tarde e noite no estado. Há chance de temporais isolados, principalmente, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa. Amanhecer com temperaturas amenas em SC, com mínimas perto dos 14°C na Serra, 19°C a 23°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí e de 15°C a 20°C nas demais áreas. À tarde faz calor em grande parte de SC e as máximas chegam aos 37°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Sul, 29°C no Planalto Sul e entre 30°C a 35°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/03)

No sábado (19) o deslocamento de uma frente fria sobre SC deixa o tempo instável, nublado a com variação de nuvens e previsão de pancadas de chuva acompanhada de temporais isolados e chuva intensa em curto intervalo de tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa. Amanhecer com temperaturas amenas em SC e mínimas perto dos 14°C na Serra, 19°C a 22°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí, 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte, entre 25°C a 29°C na porção oeste, Grd. Florianópolis, Planalto Norte, até 25°C no Litoral Sul e 23°C no Planalto Sul. Ventos com fraca a moderada intensidade e de quadrante sul em todo estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) no litoral e áreas próximas no decorrer do dia.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (20) e segunda-feira (21) os ventos úmidos vindos do oceano em direção ao leste de SC favorecem muitas nuvens, chance de chuva a qualquer momento. Nas demais áreas dia com sol e variação de nuvens. As temperaturas mínimas devem variar de 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Sul e de 15°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as máximas não passam dos 24°C do centro ao litoral de SC. Já no Oeste, as máximas chegam aos 29°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/03)

Quinta-feira (17) com ventos de fraca a moderada intensidade, de quadrante sul passando para nordeste no Litoral Sul no decorrer do dia e de nordeste/norte no restante de SC.

Ondas com direção sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m (com picos de até 2,0 m) em todo litoral catarinense.