PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17)

Nessa quarta-feira (17) o destaque é para a formação e deslocamento de uma frente fria por Santa Catarina. Entre a madrugada e a manhã, o sistema já provoca chuva nas regiões de divisa com o RS e Argentina, a iniciar pelo oeste, mantendo-se até a tarde. No decorrer do dia, o sistema avança e provoca pancadas de chuva nas demais áreas do estado. Não são descartados temporais isolados, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento. O risco é moderado para desastres associados a alagamentos, deslizamentos e enxurradas. As mínimas chegam aos 15°C no Planalto Sul e ficam entre 17°C e 21°C nas demais regiões. Entre o Oeste e Extremo Oeste a mínima, que chega a 19°C, deve ser registrada a noite. A máxima chega aos 33°C no Planalto Sul e varia de 27°C a 31°C nas demais regiões. Ventos variando de nordeste a noroeste com fraca a moderada intensidade, com rajadas de 45km/h a 60 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18)

Na quinta-feira (18) a frente fria ainda influencia o tempo em Santa Catarina, sobretudo na metade leste. Durante a tarde e a noite há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, principalmente entre o litoral e Vale do Itajaí, mantendo-se um risco baixo a moderado para desastres. Na metade oeste devem ocorrer pancadas de chuva isoladas durante a tarde. Mínimas amenas no Planalto Sul, na casa dos 13°C, variando de 19 a 22°C no litoral e entre 15 e 18°C nas demais regiões. Ventos do quadrante sul a sudeste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19)

A sexta-feira (19) inicia com chuva na faixa litorânea, especialmente na madrugada, devido ao deslocamento de umidade do oceano em direção ao continente. Ao longo do dia, céu com nebulosidade variável e chance de pancadas de chuva isoladas entre os Planaltos e oeste de Santa Catarina. Mínimas amenas, na casa dos 12°C, no Planalto Sul, variando de 18°C a 21°C no litoral e de 15°C a 18°C nas demais regiões. Ventos variando quadrante sudeste a nordeste com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o sábado (20) e domingo (21) o tempo permanece com nebulosidade variável e chance de chuvas isoladas no período da tarde. No final do domingo, a aproximação de uma nova frente fria causa pancadas de chuva na divisa com o RS.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (17) com ventos de quadrante nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de 45km/h a 60 km/h.

Ondas de até 1,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.