PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (17)

Nesta segunda-feira (17) uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão que se na altura da costa da Argentina, avança rapidamente pelo mar na altura do litoral de Santa Catarina. Com isso, há aumento da nebulosidade já no início do dia e chance de chuva rápida e isolada entre a manhã e tarde entre o litoral e áreas próximas. O risco é baixo para ocorrências associadas a alagamentos. A tarde, a temperatura chega aos 25°C na metade oeste e Litoral Norte e variam de 18°C a 24°C nas demais regiões. Ao longo do dia o vento passa a soprar do quadrante noroeste/norte para sul/sudoeste com fraca a moderada intensidade, e assim, as temperaturas entram em declínio até o final da noite, com temperaturas variando de 3°C a 9°C entre os planaltos, Meio Oeste e Alto Vale e entre 10 e 15°C nas demais regiões. As rajadas de vento ocorrem de forma pontual de até 45 km/h na faixa leste catarinense.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (18)

Na terça-feira (18) uma nova massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, avança sobre Santa Catarina e passa a influenciar o tempo. Com o vento predominante do quadrante sudoeste/sudeste em todo o estado, o dia é de predomínio do sol e poucas nuvens. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Além disso, a madrugada e a manhã são de temperaturas baixas, com mínimas variando de 1°C a 5°C entre o Meio Oeste, planaltos, Alto Vale e Grd. Florianópolis serrana. Há chance  de temperatura negativa no Planalto Sul e de geada, especialmente entre o Planalto Sul e Meio Oeste. Nas demais regiões, mínimas entre 6°C e 13°C. A tarde as temperaturas ficam amenas, não passando dos 25°C no Oeste e variando de 17°C a 22°C nas demais áreas. Vento soprando do quadrante sul/sudeste em todo o estado com fraca intensidade.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (19)

Na quarta-feira (19) a massa de ar frio permanece atuando sobre o estado, mantendo o dia com predomínio do sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Entre a madrugada e a manhã as temperaturas permanecem baixas entre o Meio Oeste, planaltos, litoral Sul e Grd. Florianópolis serrana, variando de 1°C a 7°C. Há chance de geada isolada, nos pontos de baixadas, entre o Planalto Sul e o Meio Oeste. Nas demais regiões, mínimas entre 7°C e 12°C. Há grande amplitude térmica ao longo do dia e a tarde a temperatura máxima chega aos 26°C no Extremo oeste e fica amena nas demais regiões, variando de 17°C a 24°C. Vento soprando com fraca intensidade

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

A partir da quinta-feira (20), as temperaturas sobem gradualmente. partir do final da tarde, áreas de instabilidade associadas a áreas de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, provocam aumento da nebulosidade e pancadas de chuva isoladas na porção oeste. Ao longo da sexta-feira (21) permanece a condição para pancadas de chuva isoladas, especialmente na divisa com o Paraná.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (17) com ventos variando do quadrante noroeste na primeira metade do dia e sul/sudeste a partir da tarde.

Ondas com direção sul/sudeste com picos de até 1,5m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e de 1m nas demais áreas litorâneas.