PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/06) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/06)

O posicionamento de um sistema de alta pressão atmosférica segue fazendo o transporte de umidade do oceano para o continente, o que deixa a quinta-feira (17) com bastante nebulosidade no estado e chance de chuvas fracas entre o Litoral e Planalto Norte e Vale do Itajaí. As temperaturas seguem baixas pela manhã e com pouca amplitude térmica ao longo do dia, principalmente na metade leste de Santa Catarina, com as mínimas e máximas variando entre 0°C e 10°C no Planalto Sul, 10°C e 15°C nas áreas litorâneas, 4°C e 16°C na metade oeste e entre 6°C e 13°C nas demais regiões. Os ventos sopram predominantemente do quadrante leste, com intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/06)

As condições para nebulosidade se mantêm por toda Santa Catarina, com um sistema de alta pressão ainda favorecendo o aporte de umidade do oceano para o continente. Há chance de chuvas fracas nas regiões ao norte do estado. As temperaturas seguem com baixa amplitude térmica ao longo do dia na metade leste, ficando em torno de 14°C nas áreas litorâneas, entre 2°C e 12°C no Planalto Sul e entre 8°C e 14°C nas demais regiões do leste do estado.  Já na metade oeste,  as mínimas ficam em torno de 7°C e as máximas podem chegar a 20°C. Os ventos sopram de direções variadas e intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/06)

Ao longo do sábado (19), instabilidades causadas pela formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas à costa de Santa Catarina provocam chuvas em todo o estado, sendo que nas áreas litorâneas elas ocorrem de forma mais volumosa, com acumulados podendo pontualmente passar de 70 mm. Assim, o risco para ocorrências relacionadas a chuvas volumosas em um curto espaço de tempo, como alagamentos, é baixo a moderado no litoral e áreas próximas. As temperaturas seguem com baixa amplitude térmica, ficando entre 13°C e 17°C nos litorais e entre 7°C e 14°C nas demais regiões. Os ventos sopram predominantemente de leste, com intensidade fraca a moderada e rajadas pontuais de até 55 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

No domingo (20), o sistema de baixa pressão se afasta rapidamente pelo oceano, mas ainda pode chover nas áreas litorâneas pela manhã. Entre segunda (21) e terça-feira (22), a presença de novas instabilidades podem voltar a provocar chuvas em todo o estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Os ventos sopram predominantemente do quadrante leste, com intensidade fraca em todo o estado.

Ondas de direção sul e altura de 1,5 m com picos de 2 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Norte, ondas de sul com altura de 1 m.