PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17/11)

Na quarta-feira (17) a aproximação e atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados a partir da manhã nas áreas de divisa com o RS e no decorrer da tarde e noite se espalham para as demais regiões. Os temporais devem vir com chuva forte, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas fortes de ventos. Pontualmente, a chuva pode ser intensa. Assim, há um risco moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26°C a 29°C no litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Oeste, de 22°C a 25°C no Meio Oeste e até 22°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste/norte girando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18/11)

Na quinta-feira (18) a frente fria atua em SC e deixa o dia nublado, com chuva e temporais isolados. Há condição para chuva intensa e volumosa, principalmente no centro-leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva. Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul e variam de 15°C a 19°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Oeste, variam dos 19°C a 23°C no Meio Oeste e não passam dos 20°C no restante do estado. Ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas (em torno de 60 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19/11)

Na sexta-feira (19) uma alta pressão se aproxima de SC, o que favorece o transporte de umidade em direção ao leste do estado e deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva fraca, isolada. Já na porção oeste, dia com sol e algumas nuvens. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, de 13°C a 16°C na porção oeste, Planalto Norte e de 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26°C a 29°C na porção oeste e não passam dos 23°C no leste do estado. Ventos de sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos (40 a 55 km/h) da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte no decorrer do dia.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (20) uma alta pressão entre SC e o oceano ainda favorece a circulação marítima e deixa o dia com variação de nuvens no litoral e áreas próximas. No restante do estado, dia com sol e poucas nuvens. No domingo (21) a alta pressão favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/11)

Quarta-feira (17) com ventos de nordeste/norte girando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção nordeste girando para quadrante sul e altura de 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas, ondas com direção nordeste, com altura de 1,0 m a 1,5 m e picos de até 2,0 m na Grd. Florianópolis.