PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18)

A quarta-feira (18) inicia com tempo nublado dos planaltos ao litoral e com sol entre poucas nuvens no Grande Oeste. Entre a tarde e a noite, a combinação de áreas de instabilidade, calor e umidade vinda do oceano provocam temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa e volumosa em todo o estado. O risco para ocorrências como destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto.  As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 22°C no litoral e Grande Oeste, já as máximas ficam entre 31°C e 35°C no Grande Oeste e entre 26°C e 30°C no litoral e Vale do Itajaí. Os ventos sopram com intensidade fraca e de direções variadas pelo estado.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19)

Assim como na quarta, a quinta-feira (19) inicia com tempo nublado dos planaltos ao litoral e com sol entre poucas nuvens no Grande Oeste catarinense. Novamente, entre a tarde e a noite há condições para temporais isolados, porém o risco para ocorrências como destelhamentos, alagamentos, deslizamentos diminui, sendo baixo a moderado.  As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 22°C no litoral e Grande Oeste. À tarde, as máximas ficam entre 32°C e 36°C no Grande Oeste e entre 25°C e 28°C no litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Os ventos sopram de quadrante leste, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20)

Na sexta-feira (20), as instabilidades voltam a ganhar força entre a tarde e a noite, provocando temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa por todo o estado. O risco para ocorrências como  destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado.  O dia amanhece com céu aberto no Grande Oeste e temperaturas entre 16°C e 18°C. Já no litoral e Vale do Itajaí, o tempo nublado predomina ao amanhecer e as mínimas ficam em torno dos 20°C. À tarde, máximas de 28°C a 32°C dos planaltos ao litoral e de 30°C a 35°C no Grande Oeste. Ventos de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sábado (21) inicia com tempo firme em Santa Catarina. À tarde, a aproximação de uma frente fria pode provocar temporais isolados pelo estado. Entre a noite de sábado (21) e o domingo (22), a passagem da frente fria provoca chuvas em todas as regiões catarinenses, que devem ocorrer de forma mal distribuída, mas que pontualmente podem ser intensas e vir na forma de temporais isolados.