PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/02)

A sexta-feira (18) inicia com sol e poucas nuvens em boa parte de SC. Mas, entre a tarde e à noite, a combinação do calor com a umidade, formação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina e a passagem de cavados em médios e altos níveis sobre SC favorecem condições para  pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados no estado. A chuva pode ser pontualmente intensa, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos, principalmente, do Meio Oeste ao litoral. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa é moderado a alto. À tarde, as temperaturas máximas chegam perto de 36°C na região de Itapiranga, Caibi, entre 29°C e 33°C no restante da porção oeste e de 25°C a 29°C no centro-leste catarinense. Ventos de nordeste/leste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/02)

 O sábado (19) será um dia de sol, poucas nuvens e calor em boa parte de SC. Entre a tarde e início da noite a combinação desse calor com a umidade favorecem condições para pancadas de chuva isoladas com raios, principalmente, em cidades do Meio Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C na Serra, de 9°C a 14°C na porção central do estado e de 15°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam perto de 37°C na região de Itapiranga, Caibi, entre 29°C a 34°C no restante da porção oeste, de 28°C a 32°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/leste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/02)

O domingo (20) será mais um dia de sol, poucas nuvens e calor em boa parte de SC. Entre a tarde e início da noite a combinação desse calor com a umidade favorecem condições para pancadas de chuva isoladas com raios, principalmente na porção central e Oeste do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 10°C no Planalto Sul, de 11°C a 15°C na porção central de SC e 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 38°C na região de Itapiranga, Caibi, 31°C no Planalto Sul e entre 30°C a 36°C no restante do estado. Ventos de norte/nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos em torno de 55 km/h na Grd. Florianópolis e Litoral Sul.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A segunda-feira (21) e terça-feira (22) seguem com temperaturas altas à tarde, acima dos 30°C em boa parte de SC. Esse calor combinado a umidade, o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e a passagem de cavados em médios níveis favorecem condições para pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/02)

Sexta-feira (18) com ventos de nordeste/leste com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m (com picos de até 1,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.