PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18)

Atuação de uma alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte do estado. Entre a tarde e noite, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas (que podem vir com raios, eventual queda de granizo bem isolada) em localidades da Grd. Florianópolis, Planalto e Litoral Sul. À noite, pode ocorrer chuva fraca, bem isolada no Litoral Norte e Baixo Vale. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com chance de geada bem isolada nos pontos mais altos do Planalto Sul. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 35ºC no Litoral Norte, Vale, 26ºC no Planalto Sul, 28ºC na porção oeste e variam de 27ºC a 32ºC nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste/sul, passando a leste em áreas do litoral, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais e isoladas, até 40 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19)

Atuação de uma área de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Entre a tarde e noite pode ocorrer pancadas de chuva bem isoladas, rápidas, mal distribuídas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens) em localidades do Litoral, Baixo Vale. Logo, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 8ºC), amenas (15ºC a 23ºC) no Litoral, Vale, baixas a amenas (9ºC a 14ºC) nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 35ºC no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 27ºC no Planalto Sul, variam de 27ºC a 31ºC na porção oeste e de 29ºC a 33ºC nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (20)

Persiste a atuação de uma alta pressão sobre o estado, o que favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens. À tarde, de forma bem local, pode ocorrer chuva rápida. À noite, há chance de chuva fraca e isolada no Litoral Norte devido a umidade vinda do oceano. Logo, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 8ºC), amenas nas demais regiões: 16ºC a 23ºC no Litoral, Vale, 12ºC a 16ºC nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 28ºC no Planalto Sul e ficam perto dos 30ºC nas demais regiões. No Litoral Norte, Baixo/Médio Vale chegam aos 34ºC. Ventos com direção sudeste na faixa leste e nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 40 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (21) e segunda-feira (22) persiste a atuação de uma alta pressão sobre SC. Porém, no período da tarde, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas no estado, principalmente, em áreas da porção oeste, Planalto e Litoral Sul. As temperaturas máximas seguem altas no estado, com valores próximos a acima dos 30ºC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (18) com ventos de direção sudoeste/sul, passando a leste em áreas do litoral, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais e isoladas, até 40 km/h.

Ondas com direção sudeste/sul e altura até 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste e altura até 1,0 m.