PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/10) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (18)

Na terça-feira (18) a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera sobre SC deixa o dia com muitas nuvens a nublado, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. Essa condição é reforçada pela circulação marítima no litoral e áreas próximas. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos). À tarde, as temperaturas máximas variam de 18 a 23°C no litoral, Baixo/Médio Vale, Grande Oeste e não passam dos 17°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 50 km/h), principalmente, em localidades da porção central de SC.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (19)

Na quarta-feira (19) a formação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do RS aliada ao retorno do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, o aquecimento diurno favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em SC, principalmente, entre a tarde e noite. Nas áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Grd. Fpolis. e norte de SC há maiores chances de temporais. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos). Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 9°C na Serra, de 11 a 15°C na porção central do estado e de 16 a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 24 a 27°C no Litoral, Baixo/Médio Vale, Extremo Oeste, Oeste e de 21 a 24°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20)

Na quinta-feira (20) o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e nordeste da Argentina aliado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em vários níveis da atmosfera favorece pancadas de chuva com temporais em SC a partir da tarde. Pontualmente, em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte do estado, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas, temporais. Amanhecer com temperaturas entre 12 a 15°C no Meio Oeste, Planaltos, 15 a 19°C em boa parte de SC. À tarde, as máximas variam de 25 a 30°C no Litoral, Baixo/Médio Vale e de 19 a 25°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais em localidades do Grande Oeste, litoral e norte de SC.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (21) a formação de uma frente fria (entre norte de SC, PR e SP) acoplada a uma área de baixa pressão próxima ao RS deixa o tempo com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia em SC. A partir da noite de sexta, a tendência é de gradual melhora nas condições de tempo, fazendo com que o sábado (22) seja um dia de sol e poucas nuvens em SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/10)

Terça-feira (18) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 50 km/h), principalmente, em localidades da porção central de SC.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de ondas de 2,0 m na Grd. Fpolis, Litoral Sul (nesta última com picos de até 2,5 m) e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à agitação marítima.