PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18)

A sexta-feira (18) começa com chance de geada em pontos bem isolados da Serra, mas que se dissipam no início da manhã. No decorrer do dia, persiste a atuação de um sistema de alta pressão sobre o oceano, o que mantém a condição de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Com isso, as temperaturas sobem rapidamente e no período da tarde as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul e variam de 27 a 32°C nas demais regiões. Ainda, à tarde, a umidade relativa deve variar de 30% a 45% no litoral e áreas próximas e ficar abaixo dos 30% nas demais áreas de SC, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas, como desidratação, dores de cabeça. Ventos com direção de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas menores que 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (19)

No sábado (19) o sistema de alta pressão sobre o oceano segue atuando em SC, o que mantém a condição de predomínio de sol com poucas nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas de 5 a 10°C em parte dos Planaltos, Meio Oeste (com pontuais de 2°C na Serra), de 15 a 19°C no litoral e de 11 a 15°C em grande parte do estado. Ao longo do dia as temperaturas sobem rapidamente, com isso, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul e variam de 26 a 32°C nas demais regiões de SC. Pontualmente, podem superar os 32°C. No turno da tarde a umidade relativa fica abaixo dos 30% no Grande Oeste e em parte dos Planaltos, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas, como desidratação, dores de cabeça. Ventos com direção nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas menores que 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20)

Grande parte do domingo (20) será marcado pelo predomínio de sol com poucas nuvens. Mas, a combinação do calor com o retorno da umidade, favorece condições para pancadas de chuva, com trovoadas a partir do meio da tarde em localidades do Extremo Oeste e Oeste. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas mínimas chegam aos 5°C em pontos da Serra, variam de 15 a 20°C no litoral e áreas próximas e entre 10 a 15°C nas demais regiões de SC. Com a presença do sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul e variam de 27 a 32°C (pontualmente podendo ser maior) nas demais áreas de SC. Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos perto de 55 km/h em áreas do Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (21) a formação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva isoladas e temporais ainda mais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia. Na terça-feira (22) a frente fria atua em SC e favorece pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/11)

Sexta-feira (18) com ventos com direção de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas menores que 45 km/h.

Ondas com direção sul a sudeste e altura de 0,5  a 1,0 m em todo litoral catarinense.