PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (18/12)

No sábado (18) a circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com momentos de melhoria em que o sol aparece) e chuva isolada, ocasional no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. Nas demais regiões dia com sol e algumas nuvens. Porém, entre a tarde e noite, devido ao calor e a umidade há chances de pancadas de chuvas isoladas com raios, principalmente na porção oeste do estado. Não se descarta a possibilidade de temporais bem isolados. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. À tarde, faz calor na porção oeste, com máximas de 26°C a 31°C no Meio Oeste, de 34°C a 38°C no Oeste e Extremo Oeste, pontualmente podendo chegar aos 40°C. Dos Planaltos ao litoral, por conta da maior presença de nuvens, as máximas variam de 20°C a 25°C. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA DOMINGO  (19/12)

No domingo (19) a circulação marítima ainda atua, o que deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com algumas melhorias em que o sol aparece) e chuva isolada, ocasional no litoral, Vale do Itajaí. Nas demais regiões, dia com sol e poucas nuvens, mas, entre a tarde e noite, devido ao calor e umidade, há chance de pancadas de chuvas isoladas com raios, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente na porção oeste. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, de 14°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, de 17°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 40°C no Oeste, variam de 28°C a 35°C no Meio Oeste, chegam aos 27°C no Litoral Sul e entre 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h).

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (20/12)

A segunda-feira (20) deve ser com tempo estável, com sol e algumas nuvens no estado. Mas, entre a tarde/noite, a combinação do calor e a umidade favorecem condições para pancadas de chuvas com raios, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente na porção oeste. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto de 7°C no Planalto Sul, variam de 9°C a 14°C na porção central do estado e de 16°C a 20°C no Oeste e litoral. À tarde, as máximas seguem elevadas no Oeste, perto dos 40°C, entre 30°C a 34°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e de 27°C a 30°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no Litoral Sul (em torno de 60 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A terça-feira (21) inicia com sol e poucas nuvens, mas a combinação do calor, umidade e a formação de um ciclone extratropical na altura do litoral do RS ocasionam pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde. Na quarta-feira (22) a chuva avança sobre o estado de forma melhor distribuída por conta do ciclone.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/12)

Sábado (18) com ventos de leste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.