PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (19/02)

O sábado (19) inicia com sol, poucas nuvens e calor em grande parte de SC. Mas, entre a tarde e início da noite, o calor combinado com a disponibilidade de umidade e perturbações em médios níveis da atmosfera ocasionam pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais ainda mais isolados, entre o Meio Oeste e o litoral do estado. A chuva deve ser irregular, mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Assim, o risco de ocorrências meteorológicas é baixo a localmente moderado. À tarde, faz calor e as temperaturas máximas chegam aos 36°C na região de Itapiranga, Caibi, de 29°C a 34°C no restante da porção oeste e de 27°C a 33°C dos Planaltos ao litoral. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/02)

O domingo (20) inicia com sol, poucas nuvens e calor em SC. Mas, entre a tarde e noite, a combinação do calor, umidade, a aproximação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e a passagem de cavados em médios níveis favorece a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. A chuva deve ser irregular, mal distribuída. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto de 10°C na Serra, 12°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 37°C na região de Itapiranga, Caibi, Litoral Sul, 36°C no Alto Vale do Itajaí e variam de 30°C a 35°C no restante do estado. Ventos de nordeste no centro-leste e de noroeste a oeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos em torno de 55 km/h no Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (21/02)

A segunda-feira (21) inicia com sol, poucas nuvens e calor em SC. Mas, entre a tarde e noite, o calor, umidade, o fluxo de umidade e calor vindo da região Amazônica e a passagem de cavados de onda curta em médios níveis favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas amenas no estado, sendo perto dos 13°C na Serra, de 14°C a 17°C no Meio Oeste, Planalto Norte e de 18°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 38°C no Litoral Sul, 30°C no Planalto Sul e variam de 31°C a 36°C no restante do estado. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

As tardes de terça-feira (22) e quarta-feira (23) seguem marcadas pelo calor e com temperaturas máximas acima dos 30°C em grande parte do estado. Com todo esse calor combinado a disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados (que podem vir com chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo), principalmente, entre o Meio Oeste ao litoral e entre a tarde e início da noite.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/02)

Sábado (19) com ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m (com picos de até 1,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.